sicnot

Perfil

Mundo

Quinze detidos por agressões sexuais nas festas de San Fermin em Pamplona

Quinze homens já foram detidos por agressões sexuais e abuso desde que começou a festa de San Fermin, na cidade espanhola de Pamplona, informou hoje a polícia.

© Susana Vera / Reuters

O festival, de nove dias, começou no dia 06 e termina na quinta-feira. Junta concertos e corridas de touros e é conhecido também por vários relatos de agressões sexuais, nomeadamente na festa de abertura, ("chupinazo"), quando a confusão propicia situações como a de apalpar os seios de mulheres.

Este ano, logo no primeiro dia de festas, uma mulher de 19 anos foi violada por um grupo de homens, incluindo um elemento policial que entretanto foi detido e que vai ser suspenso.

As autoridades de Pamplona têm lançado nos últimos anos várias iniciativas para controlar estes casos na "fiesta", imortalizada em 1926 no romance de Ernest Hemingway "O sol nasce sempre (Fiesta)".

Dos 15 detidos seis estão acusados de agressões sexuais e nove de abusos. Devido à agressão sexual coletiva estão detidos cinco jovens de Sevilha. Dos detidos por abuso, dois já foram condenados, entre eles um francês de 22 anos que apalpou deliberadamente os seios de uma polícia, de serviço e com uniforme.

A proteção civil local reiterou hoje o "alto grau de eficácia" das diferentes forças de segurança a atuar na festa e recordou a importância de as pessoas lesadas apresentaram queixa.

As denúncias, acrescentou, permitem que a polícia atue, mas também reforçam a campanha do município "por uma festas livres de agressões sexuais".

O autarca de Pamplona, Joseba Asiron, disse hoje aos jornalistas que nas festas deste ano a grande novidade no que respeita às agressões sexuais é "o empoderamento" de uma cidadania que está farta desses comportamentos.

A "verdadeira diferença" destas festas é que as mulheres denunciam e assim está a ser divulgada "a dimensão do problema", disse o responsável, sublinhando que em termos estatísticos os casos "estão em linha com o que aconteceu nos últimos anos e em outras localidades em festa".

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.