sicnot

Perfil

Mundo

Quinze detidos por agressões sexuais nas festas de San Fermin em Pamplona

Quinze homens já foram detidos por agressões sexuais e abuso desde que começou a festa de San Fermin, na cidade espanhola de Pamplona, informou hoje a polícia.

© Susana Vera / Reuters

O festival, de nove dias, começou no dia 06 e termina na quinta-feira. Junta concertos e corridas de touros e é conhecido também por vários relatos de agressões sexuais, nomeadamente na festa de abertura, ("chupinazo"), quando a confusão propicia situações como a de apalpar os seios de mulheres.

Este ano, logo no primeiro dia de festas, uma mulher de 19 anos foi violada por um grupo de homens, incluindo um elemento policial que entretanto foi detido e que vai ser suspenso.

As autoridades de Pamplona têm lançado nos últimos anos várias iniciativas para controlar estes casos na "fiesta", imortalizada em 1926 no romance de Ernest Hemingway "O sol nasce sempre (Fiesta)".

Dos 15 detidos seis estão acusados de agressões sexuais e nove de abusos. Devido à agressão sexual coletiva estão detidos cinco jovens de Sevilha. Dos detidos por abuso, dois já foram condenados, entre eles um francês de 22 anos que apalpou deliberadamente os seios de uma polícia, de serviço e com uniforme.

A proteção civil local reiterou hoje o "alto grau de eficácia" das diferentes forças de segurança a atuar na festa e recordou a importância de as pessoas lesadas apresentaram queixa.

As denúncias, acrescentou, permitem que a polícia atue, mas também reforçam a campanha do município "por uma festas livres de agressões sexuais".

O autarca de Pamplona, Joseba Asiron, disse hoje aos jornalistas que nas festas deste ano a grande novidade no que respeita às agressões sexuais é "o empoderamento" de uma cidadania que está farta desses comportamentos.

A "verdadeira diferença" destas festas é que as mulheres denunciam e assim está a ser divulgada "a dimensão do problema", disse o responsável, sublinhando que em termos estatísticos os casos "estão em linha com o que aconteceu nos últimos anos e em outras localidades em festa".

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.