sicnot

Perfil

Mundo

Quinze detidos por agressões sexuais nas festas de San Fermin em Pamplona

Quinze homens já foram detidos por agressões sexuais e abuso desde que começou a festa de San Fermin, na cidade espanhola de Pamplona, informou hoje a polícia.

© Susana Vera / Reuters

O festival, de nove dias, começou no dia 06 e termina na quinta-feira. Junta concertos e corridas de touros e é conhecido também por vários relatos de agressões sexuais, nomeadamente na festa de abertura, ("chupinazo"), quando a confusão propicia situações como a de apalpar os seios de mulheres.

Este ano, logo no primeiro dia de festas, uma mulher de 19 anos foi violada por um grupo de homens, incluindo um elemento policial que entretanto foi detido e que vai ser suspenso.

As autoridades de Pamplona têm lançado nos últimos anos várias iniciativas para controlar estes casos na "fiesta", imortalizada em 1926 no romance de Ernest Hemingway "O sol nasce sempre (Fiesta)".

Dos 15 detidos seis estão acusados de agressões sexuais e nove de abusos. Devido à agressão sexual coletiva estão detidos cinco jovens de Sevilha. Dos detidos por abuso, dois já foram condenados, entre eles um francês de 22 anos que apalpou deliberadamente os seios de uma polícia, de serviço e com uniforme.

A proteção civil local reiterou hoje o "alto grau de eficácia" das diferentes forças de segurança a atuar na festa e recordou a importância de as pessoas lesadas apresentaram queixa.

As denúncias, acrescentou, permitem que a polícia atue, mas também reforçam a campanha do município "por uma festas livres de agressões sexuais".

O autarca de Pamplona, Joseba Asiron, disse hoje aos jornalistas que nas festas deste ano a grande novidade no que respeita às agressões sexuais é "o empoderamento" de uma cidadania que está farta desses comportamentos.

A "verdadeira diferença" destas festas é que as mulheres denunciam e assim está a ser divulgada "a dimensão do problema", disse o responsável, sublinhando que em termos estatísticos os casos "estão em linha com o que aconteceu nos últimos anos e em outras localidades em festa".

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.