sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar aterra no Egito na penúltima paragem da volta ao mundo

O avião Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, aterrou hoje no Cairo (Egito), a penúltima paragem antes de concluir a volta ao mundo, dois dias depois de ter descolado de Sevilha (Espanha).

Avião Impulse II em Sevilha, antes da partida para o Cairo.

Avião Impulse II em Sevilha, antes da partida para o Cairo.

© Marcelo del Pozo / Reuters

O avião experimental completou o primeiro voo transatlântico ao aterrar em Espanha no mês passado, procedente de Nova Iorque, e vai prosseguir viagem do Cairo rumo a Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos, onde iniciou a sua histórica viagem, a 09 de março de 2015.

O projeto Solar Impulse II - liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg - pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de implementar soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

Lusa

  • Solar Impulse 2 chega a Espanha após atravessar o Atlântico
    1:15

    Mundo

    O avião Solar Impulse 2, que voa unicamente com energia solar, aterrou esta manhã no aeroporto de San Pablo, em Sevilha, Espanha, após cruzar o Atlântico Norte e superar uma das mais difíceis etapas da sua volta ao mundo. O avião, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, voa sem combustível, apenas com energia solar, e demorou dois dias, 23 horas e dez minutos para cruzar o Atlântico Norte, depois de ter partido, na segunda-feira, do aeroporto JFK de Nova Iorque.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.