sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar aterra no Egito na penúltima paragem da volta ao mundo

O avião Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, aterrou hoje no Cairo (Egito), a penúltima paragem antes de concluir a volta ao mundo, dois dias depois de ter descolado de Sevilha (Espanha).

Avião Impulse II em Sevilha, antes da partida para o Cairo.

Avião Impulse II em Sevilha, antes da partida para o Cairo.

© Marcelo del Pozo / Reuters

O avião experimental completou o primeiro voo transatlântico ao aterrar em Espanha no mês passado, procedente de Nova Iorque, e vai prosseguir viagem do Cairo rumo a Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos, onde iniciou a sua histórica viagem, a 09 de março de 2015.

O projeto Solar Impulse II - liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg - pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de implementar soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

Lusa

  • Solar Impulse 2 chega a Espanha após atravessar o Atlântico
    1:15

    Mundo

    O avião Solar Impulse 2, que voa unicamente com energia solar, aterrou esta manhã no aeroporto de San Pablo, em Sevilha, Espanha, após cruzar o Atlântico Norte e superar uma das mais difíceis etapas da sua volta ao mundo. O avião, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, voa sem combustível, apenas com energia solar, e demorou dois dias, 23 horas e dez minutos para cruzar o Atlântico Norte, depois de ter partido, na segunda-feira, do aeroporto JFK de Nova Iorque.

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.