sicnot

Perfil

Mundo

Guterres promete paridade de género nas nomeações na ONU

Guterres promete paridade de género nas nomeações na ONU

António Guterres defende a paridade de género nas nomeações na ONU. No primeiro debate entre candidatos a secretário-geral das Nações Unidas, o português disse que uma das prioridades deve ser dar mais poder às mulheres.

Guterres garantiu hoje na ONU, em Nova Iorque, durante o primeiro debate entre candidatos a secretário-geral, que se for eleito irá existir paridade entre géneros nas nomeações da organização.

"Vamos ter objetivos, metas e avaliações permanentes para assegurar que tudo está a ser cumprido", disse o candidato português.

A resposta do antigo primeiro-ministro aconteceu durante uma ronda sobre a possibilidade de a próxima secretária-geral da ONU ser uma mulher.

Vesna Pusic, da Cróacia, disse que "durante 70 anos a organização foi governada por pessoas que representam apenas cinquenta por cento da experiência humana" e que "está na hora de isso mudar."

Na sua última declaração no debate, António Guterres escolheu lembrar os seus mandatos como alto-comissário para os refugiados e os motivos porque concorre agora a secretário-geral.

"Senti a frustração de ver as pessoas a sofrer e saber que não tinha uma solução para elas. Foi por isso que entendi ser minha obrigação candidatar-me a secretário-geral da ONU", explicou.

No debate, os 10 dos 12 candidatos presentes foram divididos em dois grupos.

Guterres fez parte do primeiro grupo, no qual participam ainda Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia, e Natalia Gherman, da Moldávia.

No segundo grupo, participam Helen Clark, da Nova Zelândia, Danilo Turk, da Eslovénia, Christiana Figueres, da Costa Rica, Igor Luksic, de Montenegro, e Irina Bokova, da Bulgária.

Com Lusa

  • Guterres foi o mais aplaudido em debate da ONU
    0:30

    Mundo

    António Guterres teve mais uma prova de fogo na corrida a secretário-geral da ONU. Os candidatos tiveram de responder a perguntas de jornalistas, embaixadores e cidadãos. Guterres foi o candidato mais aplaudido na primeira ronda do debate. Entre os assuntos discutidos estiveram liderança, violações de direitos humanos, gestão da ONU e prevenção dos conflitos internacionais.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.