sicnot

Perfil

Mundo

Portugal continua na segunda metade da tabela dos inovadores da UE

Portugal caiu uma posição, para o 1.º lugar, no painel europeu de inovação, elaborado anualmente pela Comissão Europeia, permanecendo no grupo de Estados-membros classificados como "inovadores moderados".

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com os dados do "Painel Europeu de Inovação 2016", referente a 2015, o nível de inovação da União Europeia (UE) "aproxima-se cada vez mais dos níveis de inovação do Japão e dos Estados Unidos", continuando a Suécia a liderar a tabela europeia, seguida de Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Holanda, países que formam o grupo dos chamados "líderes da inovação".

Depois de um segundo grupo de "fortes inovadores", formado por oito Estados-membros, surge um terceiro grupo, de "inovadores moderados", já abaixo da média da UE, e no qual se inclui Portugal, que recuou de 17.º para 18.º entre 2014 e 2014.

O documento hoje divulgado pelo executivo comunitário sublinha que Portugal tem um desempenho abaixo da média comunitária na maioria dos indicadores analisados, com exceção dos "recursos humanos", tendo-se registado quedas particularmente vincadas sobretudo nas áreas das despesas com inovação que não a favor da investigação e desenvolvimento, e da inovação nas Pequenas e Médias Empresas (PME).

O comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, observou, por ocasião da divulgação deste painel de avaliação, que a Comissão está "a melhorar o acesso ao financiamento privado através do Plano de Investimento para a Europa, no valor de 315 mil milhões de euros, e da União dos Mercados de Capitais, e a criar um novo Conselho Europeu para a Inovação", para colocar a UE ainda mais na linha da frente.

Lusa

  • País "é bom a produzir ciência, não é tão bom a transformá-la em inovação"
    1:04

    Economia

    Cavaco Silva diz que Portugal está a avançar a um ritmo superior ao da média europeia no que diz respeito à inovação, mas que ainda há um longo caminho a percorrer. O Presidente da República diz esperar que a nomeação de Carlos Moedas para comissário da pasta da Ciência e Inovação dê o seu contributo para o país. Declarações feitas durante o discurso numa conferência da Comissão Europeia sobre Ciência na Europa.

  • Lisboa recebe Festival Internacional de Inovação e Criatividade
    4:40

    Edição da Manhã

    A FIL recebe a partir de amanhã o Festival Internacional de Inovação e Criatividade, o maior certame ligado às atividades culturais e criativas em Portugal e que se espera atraia cerca de 60 mil visitantes. Para nos falar deste evento, esteve hoje na Edição da Manhã Maria João Rocha de Matos, diretora geral da Associação Industrial Portuguesa.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.

  • Sírios a viver na Turquia manifestam-se contra bombardeamentos em Ghouta
    0:27

    Mundo

    Centenas de sírios a viver na Turquia manifestaram-se esta quinta-feira junto ao Consulado em Istambul. Exigem o fim dos bombardeamentos em Ghouda Oriental, onde cerca de 400 mil pessoas vivem um pesadelo, com a presença de rebeldes contra o regime de Bashar al-Assad e os constantes ataques aéreos por parte de militares sírios.