sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan recebe mensagens de apoio do Médio Oriente

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recebeu hoje declarações de apoio de países do Médio Oriente e de outras regiões, após o golpe de Estado falhado de sexta-feira à noite.

© HUSEYIN ALDEMIR / Reuters

O Qatar, o aliado mais próximo de Ancara no Golfo Pérsico, felicitou o presidente turco por ter conseguido travar o golpe de Estado.

O emir do Qatar, cheque Tamim ben Hamad Al-Thani, telefonou a Erdogan, felicitando-o "pelo apoio do povo da Turquia ao seu regime e contra o golpe de Estado militar falhado", noticiou a agência oficial do país, QNA.

O Qatar, um emirado rico em petróleo, assinou um acordo na área da Defesa com Ancara em 2014 que prevê o estabelecimento de bases turcas no emirado e treinos comuns.

Os dois países apoiam os rebeldes sírios contra o presidente Bashar al-Assad.

A Arábia Saudita, por seu lado, regozijou-se "pelo regresso à normalidade na Turquia, sob a condução do presidente Recep Tayyip Erdogan e do seu governo eleito", disse um responsável do ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Rival regional da Arábia Saudita, o Irão felicitou o povo turco, pela voz do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, pela "defesa da democracia e do seu governo eleito".

O emir do Kuwait, o cheque Sabah al-Ahmad Al-Sabah, felicitou o presidente turco pela "vitória da democracia", enquanto o Bahrein rejeitou "qualquer tentativa de minar a legitimidade constitucional na Turquia".

O movimento palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, condenou por seu lado "a tentativa falhada de golpe de estado" e felicitou "o povo e os dirigentes turcos por terem conseguido proteger a democracia".

O Hamas é aliado da Turquia, que obteve de Israel algumas medidas a favor de Gaza após a normalização das suas relações com o Estado hebreu em finais de junho.

O presidente do Sudão, Omar Hasan al Bashir, disse que o Governo e o povo sudaneses apoiam o presidente Erdogan e considerou que o golpe de estado falhado estava "contra a liberdade do povo turco e o modelo ideológico do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento".

O ministro dos Assuntos Exteriores do Iémen, Abdelmalek al Mejlafi, escreveu, na sua conta do Twitter desde Riade, onde está exilado, que a tentativa de golpe de Estado "é condenável, mas o povo turco mostrou a sua ligação à democracia e a recusa da tomada do poder pela força".

O Governo da Jordânia exprimiu hoje a sua "preocupação sobre a confusão" na Turquia e disse esperar que a tentativa de golpe de Estado não afete o "importante papel" de Ancara na luta contra o terrorismo.

"A estabilidade da Turquia representa um fator importante na estabilidade e segurança da região e desempenha um papel positivo no reforço da cooperação entre os seus povos", disse o ministro Mohamed Momani, citado pela agência oficial de notícias, Petra.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.