sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan recebe mensagens de apoio do Médio Oriente

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recebeu hoje declarações de apoio de países do Médio Oriente e de outras regiões, após o golpe de Estado falhado de sexta-feira à noite.

© HUSEYIN ALDEMIR / Reuters

O Qatar, o aliado mais próximo de Ancara no Golfo Pérsico, felicitou o presidente turco por ter conseguido travar o golpe de Estado.

O emir do Qatar, cheque Tamim ben Hamad Al-Thani, telefonou a Erdogan, felicitando-o "pelo apoio do povo da Turquia ao seu regime e contra o golpe de Estado militar falhado", noticiou a agência oficial do país, QNA.

O Qatar, um emirado rico em petróleo, assinou um acordo na área da Defesa com Ancara em 2014 que prevê o estabelecimento de bases turcas no emirado e treinos comuns.

Os dois países apoiam os rebeldes sírios contra o presidente Bashar al-Assad.

A Arábia Saudita, por seu lado, regozijou-se "pelo regresso à normalidade na Turquia, sob a condução do presidente Recep Tayyip Erdogan e do seu governo eleito", disse um responsável do ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Rival regional da Arábia Saudita, o Irão felicitou o povo turco, pela voz do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, pela "defesa da democracia e do seu governo eleito".

O emir do Kuwait, o cheque Sabah al-Ahmad Al-Sabah, felicitou o presidente turco pela "vitória da democracia", enquanto o Bahrein rejeitou "qualquer tentativa de minar a legitimidade constitucional na Turquia".

O movimento palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, condenou por seu lado "a tentativa falhada de golpe de estado" e felicitou "o povo e os dirigentes turcos por terem conseguido proteger a democracia".

O Hamas é aliado da Turquia, que obteve de Israel algumas medidas a favor de Gaza após a normalização das suas relações com o Estado hebreu em finais de junho.

O presidente do Sudão, Omar Hasan al Bashir, disse que o Governo e o povo sudaneses apoiam o presidente Erdogan e considerou que o golpe de estado falhado estava "contra a liberdade do povo turco e o modelo ideológico do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento".

O ministro dos Assuntos Exteriores do Iémen, Abdelmalek al Mejlafi, escreveu, na sua conta do Twitter desde Riade, onde está exilado, que a tentativa de golpe de Estado "é condenável, mas o povo turco mostrou a sua ligação à democracia e a recusa da tomada do poder pela força".

O Governo da Jordânia exprimiu hoje a sua "preocupação sobre a confusão" na Turquia e disse esperar que a tentativa de golpe de Estado não afete o "importante papel" de Ancara na luta contra o terrorismo.

"A estabilidade da Turquia representa um fator importante na estabilidade e segurança da região e desempenha um papel positivo no reforço da cooperação entre os seus povos", disse o ministro Mohamed Momani, citado pela agência oficial de notícias, Petra.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.