sicnot

Perfil

Mundo

Português ficou retido no aeroporto

Português ficou retido no aeroporto

Ricardo é piloto da Turkish Airlines e está retido no aeroporto a acompanhar os últimos acontecimentos pela televisão. O português diz que alguns civis que estavam no aeroporto se revoltaram contra os militares e entoaram cânticos de apoio a Erdogan. Ricardo conta também que os militares dispararam alguns tiros.

  • No caso de uma revolução o processo de islamização deverá ser travado
    5:36

    Mundo

    Henrique Cymerman considera que, caso o golpe de Estado venha a efetivar-se na Turquia, o processo de ismalização no país derá travado. O correspondenteda SIC em Israel afirma que o país está atento aos últimos acontecimentos na Turquia, com quem fechou um acordo após vários incidentes e um conflitos de vários anos.

  • "A Turquia corre o risco de se transformar numa continuação da Síria e do Iraque"
    3:23

    Mundo

    O Presidente Erdogan pediu aos turcos para saírem à rua e resistirem à tentativa de golpe de Estado. José Milhazes esteve em direto na SIC Notícias e diz que a Rússia não irá apoiar a rebelião militar e defende que tudo deve ser resolvido pela via constitucional. O comentador da SIC diz mesmo que caso as forças armadas se dividam a Turquia corre o risco de se transformar numa continuação do caos que já existe na Síria e no Iraque.

  • Estados Unidos pedem paz, estabilidade e continuidade para a Turquia
    3:45

    Mundo

    Depois dos últimos desenvolvimentos na Turquia que dão conta de um eventual golpe militar o secretário de Estado norte-americano John Kerry pediu paz, estabilidade e continuidade das políticas seguidas pelo Estado turco. O correspondente da SIC nos Estados Unidos, Luís Costa Ribas, esteve em direto na SIC Notícias e garante que o Presidente Obama está a acompanhar todos os desenvolvimentos da situação. Entretanto a cadeia de televisão NBC avança que o avião de Edrogan não foi autorizado a aterrar na Turquia e estará a caminho da Alemanha.

  • "Este golpe militar pode acentuar tendências autocráticas do regime político turco"
    5:52

    Mundo

    A Eurodeputada Maria João Rodrigues esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar da tentativa de golpe militar na Turquia. A socialista fala na existência de um acumular de tensões na Turquia de ordem religiosa e de ordem regional, como é o caso da relação difícil dos turcos com os curdos. Apesar de considerar que ainda é muito cedo para classificar estes acontecimentos, Maria João Rodrigues diz que "este golpe militar pode acentuar tendências autocráticas do regime politico turco", e assim dificultar o relacionamento do país com a União Europeia.

  • "Erdogan é um ditador e não tem as forças armadas do seu lado"
    7:01

    Mundo

    Depois da tentativa de golpe de estado na Turquia levada a cabo pelas forças armadas, os caos instalou-se no país. José Goulão esteve em direto na SIC Notícias e diz que "Erdogan é um ditador e não tem as forças armadas do seu lado", nmo entanto confessa que ainda é cedo para se saber o desfecho desta rebelião.

  • O golpe e o contra golpe na Turquia
    5:28

    Mundo

    Neste momento assiste-se a um golpe e um contra golpe na Turquia e o grande número de pessoas na rua não vai facilitar a vida aos revoltosos "sem que haja uma carnificina", considera Ricardo Costa, da SIC.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.