sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan exige a extradição de Gulen

Numa entrevista exclusiva que o Presidente da Turquia deu à televisão norte-americana CNN, no Palácio Presidencial de Istambul, o líder turco exigiu a extradição do clérigo Fethullah Gülen, que acusa de estar por detrás da tentativa de golpe de Estado da passada sexta-feira.

Recep Tayyip Erdoğan disse que o pedido de extradição do seu antigo aliado, agora inimigo número um, deve seguir nos próximos dias.

Em entrevista, o presidente da Turquia afirmou ainda que o povo turco quer ver reintroduzida a pena de morte - abolida há mais de uma década como condição de entrada na União Europeia - porque pretende ver mortos os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.

Apesar dos avisos da UE, Erdogan não recua na sua decisão que poderá comprometer a tentativa de integração do Estado turco no grupo dos 28.

O chefe de Estado não descarta a hipótese de reintroduzir a pena capital no país, como ainda diz que se o Parlamento decidir em conformidade, aprovará a decisão.

A tentativa de golpe de Estado falhada na Turquia já fez mais de 300 mortos e já levou à detenção de 7.500 pessoas.

  • "Não conheço nenhuma situação de um golpe de Estado em que no próprio dia haja 6 mil presos"
    2:40

    Miguel Sousa Tavares

    Depois da tentativa de golpe de Estado na Turquia quase três mil militares e 2.700 juízes e funcionários judiciais foram detidos. O Presidente Erdogan já disse que quer o regresso da pena de morte. Miguel Sousa Tavares afirma que não conhece "nenhuma situação de um golpe de Estado em que no próprio dia haja 6 mil presos". O comentador da SIC vai longe e diz que "Erdogan criou muitos problemas para a Turquia e está numa situação de fuga em frente".

  • "Há coisas estranhas neste golpe"
    8:05

    Opinião

    Rui Machete considera que a tentativa de golpe de Estado na Turquia veio reforçar o poder do Presidente Erdogan. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a maneira como o golpe se desenrolou é estranha, e que é preocupante que um chefe de Estado tenha incitado as massas populares a ir para a rua. O social-democrata acrescenta ainda que o golpe é um sintoma de divisão de opiniões perante aquele sistema político.

  • Erdogan promete respeitar a lei nos julgamentos dos revoltosos
    2:18

    Mundo

    A Turquia já respondeu aos avisos europeus e dos Estados Unidos. Comprometeu-se a respeitar a lei no julgamento dos rebeldes que tentaram tomar o poder. No fim de semana, o presidente Erdogan admitiu reintroduzir a pena de morte para os 7 mil e 500 militares e civis revoltosos já detidos.

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.