sicnot

Perfil

Mundo

Evaristo Carvalho eleito Presidente de São Tomé à primeira volta

​O candidato apoiado pelo Governo de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, foi eleito no domingo Presidente da República do país à primeira volta, anunciou hoje a Comissão Eleitoral Nacional.

PAULO AGOSTINHO

Evaristo Carvalho obteve 50,1 por cento dos votos, contra 24,8 por cento de Manuel Pinto da Costa, atual Presidente, que concorria a um segundo mandato, e 24,1 por cento de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar), segundo dos dados publicados na página na internet da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe.

O candidato foi indicado pelo partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI), e, ao longo da campanha, prometeu ajudar o Governo de Patrice Trovoada no rumo político para o país.

"O Governo está nas mãos do partido ADI e com um Presidente também do ADI, a maioria pensa, como eu também penso, que as coisas correrão da melhor forma possível. Haverá melhor entendimento, maior coesão do estado. O que interessa é que o país marche para a frente", explicou Evaristo Carvalho, em entrevista recente à Lusa.

Na contagem eleitoral das últimas horas, Evaristo Carvalho esteve sempre à frente mas só obteve a maioria absoluta com os votos do distrito da capital, Água Grande.

Lusa

  • Fogo em Setúbal dominado
    2:31

    País

    O incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal está dominado. As chamas chegaram a ameaçar as casas, o que obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas das habitações, como medida de precaução. Também o Hotel do Sado teve de ser evacuado.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.