sicnot

Perfil

Mundo

Evaristo Carvalho eleito Presidente de São Tomé à primeira volta

​O candidato apoiado pelo Governo de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, foi eleito no domingo Presidente da República do país à primeira volta, anunciou hoje a Comissão Eleitoral Nacional.

PAULO AGOSTINHO

Evaristo Carvalho obteve 50,1 por cento dos votos, contra 24,8 por cento de Manuel Pinto da Costa, atual Presidente, que concorria a um segundo mandato, e 24,1 por cento de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar), segundo dos dados publicados na página na internet da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe.

O candidato foi indicado pelo partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI), e, ao longo da campanha, prometeu ajudar o Governo de Patrice Trovoada no rumo político para o país.

"O Governo está nas mãos do partido ADI e com um Presidente também do ADI, a maioria pensa, como eu também penso, que as coisas correrão da melhor forma possível. Haverá melhor entendimento, maior coesão do estado. O que interessa é que o país marche para a frente", explicou Evaristo Carvalho, em entrevista recente à Lusa.

Na contagem eleitoral das últimas horas, Evaristo Carvalho esteve sempre à frente mas só obteve a maioria absoluta com os votos do distrito da capital, Água Grande.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.