Grécia quer extraditar militares revoltosos para evitar conflito diplomático
18.07.2016 11h38
O Governo grego vai extraditar para a Turquia, o mais breve possível, os oito oficiais do exército turco que fugiram no sábado de helicóptero para a Grécia após o falhado golpe de Estado, noticia hoje a imprensa local.

© Eurokinissi . / Reuters
O executivo de Atenas, prossegue a imprensa grega, quer assim evitar um conflito diplomático com Ancara, devendo, para tal, encontrar rapidamente uma solução que permita recusar o asilo aos oito oficiais.
Os oito militares turcos foram ouvidos hoje por um juiz instrutor do processo, que terá de deliberar sobre as acusações de violação do espaço aéreo e entrada ilegal no país apresentadas pela polícia da cidade grega de Alexandropolis.
Só depois de concluído este processo é que o juiz irá deliberar sobre o pedido de asilo, o que poderá demorar semanas.
Mas, mesmo que o pedido de asilo seja recusado, os oficiais poderão apelar da decisão junto do Supremo Tribunal grego, cujo pronunciamento demorará também várias semanas ou mesmo meses, escreve a imprensa local.
No entanto, a possibilidade insinuada pelo próprio Presidente turco, Recep Erdogan, de restaurar a pena de morte na Turquia, poderá também complicar uma eventual extradição.
Os oito oficiais sustentam que não estiveram envolvidos na falhada tentativa de golpe de Estado de sexta-feira à noite na Turquia e que só souberam a intentona depois de falar ao telefone com familiares.
Os militares acrescentaram ainda que as suas ordens passavam por "transportar feridos" nos quatro helicópteros que estavam a operar, relata a imprensa grega.
A dada altura, três dos aparelhos foram atingidos por tiros da polícia, pelo que decidiram embarcar no único que não sofreu danos.
Segundo o relato da imprensa grega, que não cita fontes, os oito militares afirmaram que ainda quiseram regressar ao país para se reunirem às respetivas famílias, mas temem pela vida, uma vez que foram acusados por Ancara de terem participado na tentativa de golpe de Estado, razão pela qual optaram por pedir asilo político à Grécia.
Lusa
Relacionados
-
Grécia vai analisar pedido de asilo de oito militares turcos
O governo grego anunciou hoje que analisará o pedido de asilo apresentado pelos oito tripulantes do helicóptero militar turco que aterrou hoje na cidade de Alexandrópolis, mas assegurou que terá em conta tratar-se de presumíveis golpistas.
-
Governo turco pede extradição dos militares que fugiram para a Grécia
A Turquia pediu a extradição dos oito militares revoltosos que fugiram para a Grécia num helicóptero, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco a uma estação televisiva.
-
Helicóptero militar turco aterra na Grécia com oito homens que pedem asilo
Um helicóptero militar turco aterrou na Grécia, com oito homens a bordo que pediram asilo, adiantou hoje a polícia grega.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38