sicnot

Perfil

Mundo

Criar arte faz bem à saúde

Criar arte é terapêutico, embora muitas pessoas evitem a atividade por se considerarem sem veia artística. Segundo um estudo recente, os benefícios da criação nada têm a ver com a habilidade artístíca. Seja em que nível for, sustenta, criar arte faz bem e recomenda-se.

Reuters

Liderado por Girija Kaimal e publicado em Art Therapy - Journal of the American Art Therapy Association, o estudo sustenta que o processo de criação de arte, boa ou má, é suficiente para reduzir significativamente o stress, relacionado com as hormonas no nosso corpo.

Aos participantes foram dados materiais como papel, canetas, pasta de modelagem, tintas, etc, e foi-lhe spedido que criassem qualquer coisa em 45 minutos.

Os investigadores concluíram que os níveis de cortisol de 75% dos participantes baixaram significativamente. A maioria dos que terminaram a tarefa afirmara sentir-se menos stressados, independentemente do seu "passado artístico" ou da sua capacidade.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.