sicnot

Perfil

Mundo

Criar arte faz bem à saúde

Criar arte é terapêutico, embora muitas pessoas evitem a atividade por se considerarem sem veia artística. Segundo um estudo recente, os benefícios da criação nada têm a ver com a habilidade artístíca. Seja em que nível for, sustenta, criar arte faz bem e recomenda-se.

Reuters

Liderado por Girija Kaimal e publicado em Art Therapy - Journal of the American Art Therapy Association, o estudo sustenta que o processo de criação de arte, boa ou má, é suficiente para reduzir significativamente o stress, relacionado com as hormonas no nosso corpo.

Aos participantes foram dados materiais como papel, canetas, pasta de modelagem, tintas, etc, e foi-lhe spedido que criassem qualquer coisa em 45 minutos.

Os investigadores concluíram que os níveis de cortisol de 75% dos participantes baixaram significativamente. A maioria dos que terminaram a tarefa afirmara sentir-se menos stressados, independentemente do seu "passado artístico" ou da sua capacidade.

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.