sicnot

Perfil

Mundo

Criar arte faz bem à saúde

Criar arte é terapêutico, embora muitas pessoas evitem a atividade por se considerarem sem veia artística. Segundo um estudo recente, os benefícios da criação nada têm a ver com a habilidade artístíca. Seja em que nível for, sustenta, criar arte faz bem e recomenda-se.

Reuters

Liderado por Girija Kaimal e publicado em Art Therapy - Journal of the American Art Therapy Association, o estudo sustenta que o processo de criação de arte, boa ou má, é suficiente para reduzir significativamente o stress, relacionado com as hormonas no nosso corpo.

Aos participantes foram dados materiais como papel, canetas, pasta de modelagem, tintas, etc, e foi-lhe spedido que criassem qualquer coisa em 45 minutos.

Os investigadores concluíram que os níveis de cortisol de 75% dos participantes baixaram significativamente. A maioria dos que terminaram a tarefa afirmara sentir-se menos stressados, independentemente do seu "passado artístico" ou da sua capacidade.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.