sicnot

Perfil

Mundo

Criar arte faz bem à saúde

Criar arte é terapêutico, embora muitas pessoas evitem a atividade por se considerarem sem veia artística. Segundo um estudo recente, os benefícios da criação nada têm a ver com a habilidade artístíca. Seja em que nível for, sustenta, criar arte faz bem e recomenda-se.

Reuters

Liderado por Girija Kaimal e publicado em Art Therapy - Journal of the American Art Therapy Association, o estudo sustenta que o processo de criação de arte, boa ou má, é suficiente para reduzir significativamente o stress, relacionado com as hormonas no nosso corpo.

Aos participantes foram dados materiais como papel, canetas, pasta de modelagem, tintas, etc, e foi-lhe spedido que criassem qualquer coisa em 45 minutos.

Os investigadores concluíram que os níveis de cortisol de 75% dos participantes baixaram significativamente. A maioria dos que terminaram a tarefa afirmara sentir-se menos stressados, independentemente do seu "passado artístico" ou da sua capacidade.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41