sicnot

Perfil

Mundo

Criar arte faz bem à saúde

Criar arte é terapêutico, embora muitas pessoas evitem a atividade por se considerarem sem veia artística. Segundo um estudo recente, os benefícios da criação nada têm a ver com a habilidade artístíca. Seja em que nível for, sustenta, criar arte faz bem e recomenda-se.

Reuters

Liderado por Girija Kaimal e publicado em Art Therapy - Journal of the American Art Therapy Association, o estudo sustenta que o processo de criação de arte, boa ou má, é suficiente para reduzir significativamente o stress, relacionado com as hormonas no nosso corpo.

Aos participantes foram dados materiais como papel, canetas, pasta de modelagem, tintas, etc, e foi-lhe spedido que criassem qualquer coisa em 45 minutos.

Os investigadores concluíram que os níveis de cortisol de 75% dos participantes baixaram significativamente. A maioria dos que terminaram a tarefa afirmara sentir-se menos stressados, independentemente do seu "passado artístico" ou da sua capacidade.

  • "Espero que num prazo muito breve seja tudo esclarecido"
    1:34

    País

    O ministro do Trabalho e da Segurança Social disse hoje que é preciso aguardar pelo resultado da inspeção que está a ser feita às contas da associação Raríssimas. Vieira da Silva espera que tudo seja esclarecido o mais rapidamente possível.

  • As contradições do (ainda) secretário de Estado da Saúde
    1:58

    País

    Antes do pedido de demissão, o secretário de Estado da Saúde foi, na tarde de terça-feira, confrontado com uma série de novos documentos pela reportagem da TVI. Manuel Delgado é confrontado com uma série de acusações e entra, várias vezes, em contradição.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.