sicnot

Perfil

Mundo

Cúpula militar diz que soube do golpe de Estado na Turquia horas antes de ocorrer

O Estado-Maior das Forças Armadas turcas soube da iminência do golpe de Estado na tarde de sexta-feira, algumas horas antes de se produzir, indicou hoje em comunicado a cúpula militar da Turquia.

© Murad Sezer / Reuters

A nota, publicada no portal da internet da mais alta instância militar turca e citada pela agência Efe, refere que os serviços secretos do país, conhecidos pela sigla MIT, informaram o Estado-maior do golpe previsto pelas 16:00 horas locais, (13:00 TMG) de sexta-feira, 15 de julho.

O mesmo comunicado precisa que os chefes militares convocaram uma reunião do Estado-Maior e deram ordem para que nenhum tanque ou meio aéreo saísse das respetivas bases militares, ordem que foi desobedecida pelos golpistas.

Os primeiros testemunhos de civis sobre voos rasantes de casas em Ancara, primeiro sinal público do golpe, começaram pelas 22:00 locais, e, meia hora mais tarde, as televisões deram a notícia do bloqueio militar das pontes sobre o Bósforo em Istambul.

Os conspiradores, ao tomarem o quartel-general do Exército, tentaram forçar o chefe de Estado-Maior, general Hulusi Akar, a ler um comunicado perante uma câmara de televisão, ao que este se negou "de forma determinada", acrescenta-se na nota.

O texto define os golpistas como "um bando ilegal que se aninhou as forças armadas" e "assassinos com as mãos manchadas de sangue".

O Estado-Maior precisa que se trata de "membros do banco traidor terrorista FETÖ", um termo usado pelo Ministério Público turco no ano passado para descrever as redes de seguidores do imã turco Fethullah Güllen, exilado nos Estados Unidos.

Güllen negou já quaisquer implicações na tentativa de golpe.

De acordo com o comunicado, os golpistas foram derrotados definitivamente às 16:00 de sábado, dia 17 de julho, e o Governo recuperou o controlo de todas as unidades das forças armadas.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.