sicnot

Perfil

Mundo

Diretor do WhatsApp diz que novo bloqueio da aplicação no Brasil é "chocante"

O diretor executivo da aplicação de troca de mensagens instantâneas WhatsApp, Jan Koum, disse hoje que a decisão da justiça brasileira de a bloquear é "chocante" e garantiu estar a trabalhar para restabelecer o serviço.

© Nacho Doce / Reuters

"É chocante que menos de dois meses depois de o povo brasileiro e legisladores terem rejeitado o bloqueio de serviços como o WhatsApp a história se repete", comentou, numa mensagem publicada no seu perfil na rede social Facebook.

Milhões de pessoas estão a ser afetadas, acrescentou, "simplesmente porque estamos a ser questionados por informações que não temos".

O responsável disse ainda que a empresa está a trabalhar para restabelecer o serviço no Brasil.

Em comunicado, o WhatsApp comentou que considera a determinação judicial uma ameaça à capacidade das pessoas de comunicarem entre si e disse que espera ver o bloqueio suspenso logo que seja possível.

O bloqueio foi determinado hoje pela juíza do Rio de Janeiro Daniela Barbosa, depois de o Facebook, empresa que controla o aplicativo WhatsApp, ter sido notificado várias vezes para intercetar mensagens que seriam usadas numa investigação policial.

Esta é a terceira vez que a aplicação é bloqueada no país, depois da determinação de cortes no serviço de mensagens em maio último e em dezembro do ano passado.

Entretanto, a WhatsApp apresentou uma providência cautelar na Justiça do Rio de Janeiro para suspender o bloqueio.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58