sicnot

Perfil

Mundo

Justiça brasileira manda bloquear novamente WhatsApp

A justiça brasileira ordenou hoje o bloqueio imediato do aplicativo WhatsApp no Brasil, noticiou a rede de televisão Globo News.

© Dado Ruvic / Reuters

A decisão foi tomada pela juíza do Rio de Janeiro Daniela Barbosa depois de o Facebook, empresa que controla o aplicativo WhatsApp, ter sido notificada várias vezes para intercetar mensagens que seriam usadas numa investigação policial.

A juíza determinou ainda que se a decisão não puder ser cumprida, a aplicação não poderá operar mais no Brasil.

Esta não é a primeira vez que um tribunal do país decide pela suspensão do acesso à aplicação. Em maio, um juiz do estado de Sergipe determinou um bloqueio nacional após uma apreensão de droga na cidade de Lagarto.

Na altura, o juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, determinou o bloqueio e também pediu a prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Jorge Dzodan.

Em dezembro do ano passado foi a vez de a justiça de São Paulo ordenar que as empresas impedissem a conexão à aplicação por 48 horas. A punição, porém, durou apenas 12 horas por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.


Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48