sicnot

Perfil

Mundo

Soldados do Sudão do Sul acusados de crimes sexuais perto de instalações da ONU

A ONU anunciou hoje ter recebido informações de que soldados fardados do Sudão do Sul violaram civis perto das instalações dos capacetes azuis, na capital, Juba, informa Farhan Hag, porta-voz da organização.

© Samir Bol / Reuters

As Nações Unidas estão a investigar as informações que, a confirmarem-se, podem constituir um "crime de guerra", disse Farhan Hag.

As autoridades do Sudão do Sul estão a bloquear as investigações por parte da missão das Nações Unidas (UNMISS).

O Sudão do Sul tornou-se independente em 2013, e dois anos depois fações desavindas do novo Estado assinaram um acordo de paz, mas observadores acreditam que o surto de violência recentemente acendido no país esteja a fragilizar esse compromisso.

As fações desavindas são lideradas pelo Presidente Salva Kiir e pelo seu vice-Presidente Riek Machar, e os confrontos causaram pelo menos 300 mortos e 42.000 deslocados, segundo a ONU.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC