sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha com dúvidas sobre nacionalidade do autor do ataque ao comboio

As autoridades alemãs têm dúvidas sobre a nacionalidade afegã do autor do ataque na segunda-feira com um machado, que parece ser paquistanês, disse hoje o ministro do Interior, Thomas de Maizière.

A Alemanha é alvo do "terrorismo internacional" e a "situação é grave", disse o ministro, salientando que o ataque de segunda-feira pode ser um caso na fronteira entre uma crise de loucura e de terrorismo.

O ataque de segunda-feira num comboio regional da Baviera provocou cinco feridos, entre os quais quatro turistas chineses de Hong Kong. O ataque foi perpetrado por um jovem de 17 anos que utilizou uma faca e um machado.

"Há indícios segundo os quais ele não será um afegão, mas um paquistanês, mas devemos deixar isso para a investigação", afirmou o ministro, em Berlim.

A análise ao vídeo divulgado pelo grupo extremista Estado Islâmico, em que é anunciado o ataque, o autor utiliza um dialeto falado no Paquistão e não no Afeganistão, segundo a imprensa alemã. O sotaque é do Paquistão, refere a imprensa.

Além disso, no vídeo é-lhe dado o nome de Muhammad Ryadh, sendo que o jovem foi registado na Alemanha com o nome de Riaz Khan Ahmadzai.

Segundo a imprensa alemã, como afegão, o jovem tinha mais probabilidade conseguir asilo na Alemanha.

O gabinete antiterrorismo alemão anunciou que abriu um inquérito para investigar um suspeito de "pertencer a uma organização terrorista" na sequência do ataque ser reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O Governo alemão considera que aquele grupo não patrocinou o ataque.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.