sicnot

Perfil

Mundo

Eventos de verão anulados em França devido ao terrorismo

Alguns eventos que "não apresentam garantias de segurança satisfatórias" em Paris vão ser anulados, como os Campos Elísios sem trânsito, a 7 de agosto, o cinema ao ar livre e um torneio de basquetebol, anunciou hoje a polícia.

Depois do atentado de Nice, "os dispositivos de segurança dos diferentes eventos foram objeto de uma análise atenta", informou a polícia num comunicado, como cancelamentos ou segurança reforçada, dependendo dos eventos.

A proibição da circulação automóvel um dia por mês nos Campos Elísios - uma avenida onde passam uma média de 300.000 visitantes por dia, incluindo muitos turistas - foi decidida em maio pela câmara socialista de Paris.

No próximo domingo, a célebre avenida deve ser fechada à circulação para a chegada da tradicional Volta à França em bicicleta. O evento em que apenas os peões podem passar pelos Campos Elísios deveria ocorrer de seguida, a 7 de agosto, mas foi anulado.

Entre os eventos de verão cuja segurança foi consideravelmente reforçada, depois do atentado de 14 de julho em Nice e que fez 84 mortos, está a edição de 2016 do Paris Plages, que consiste em transformar as docas do Sena em praias, com areia, espreguiçadeiras e parques de diversão.

Para este evento, o acesso às margens foi interdito com "obstáculos físicos", e os acessos de emergência vão ser monitorizados "fisicamente" pelos agentes de segurança privada da cidade de Paris.

Devido à nova forma de procedimento do atentado do 14 de julho em Nice - um ataque com camião - as barreiras e blocos de betão vão ser dispostos em certos acessos, outros vão ser barrados para os veículos, anunciou na segunda-feira a câmara de Paris.


Lusa

  • Estado de emergência em França pode chegar a meio ano
    2:27

    Atentado em Nice

    A França prepara-se para estender o estado de emergência no país. Na visita que fez a Portugal, Francois Hollande revelou que o Governo francês deverá, brevemente, solicitar ao parlamento uma extensão de três meses, e se a matéria for consensual o prolongamento pode mesmo chegar a meio ano.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.