sicnot

Perfil

Mundo

Eventos de verão anulados em França devido ao terrorismo

Alguns eventos que "não apresentam garantias de segurança satisfatórias" em Paris vão ser anulados, como os Campos Elísios sem trânsito, a 7 de agosto, o cinema ao ar livre e um torneio de basquetebol, anunciou hoje a polícia.

Depois do atentado de Nice, "os dispositivos de segurança dos diferentes eventos foram objeto de uma análise atenta", informou a polícia num comunicado, como cancelamentos ou segurança reforçada, dependendo dos eventos.

A proibição da circulação automóvel um dia por mês nos Campos Elísios - uma avenida onde passam uma média de 300.000 visitantes por dia, incluindo muitos turistas - foi decidida em maio pela câmara socialista de Paris.

No próximo domingo, a célebre avenida deve ser fechada à circulação para a chegada da tradicional Volta à França em bicicleta. O evento em que apenas os peões podem passar pelos Campos Elísios deveria ocorrer de seguida, a 7 de agosto, mas foi anulado.

Entre os eventos de verão cuja segurança foi consideravelmente reforçada, depois do atentado de 14 de julho em Nice e que fez 84 mortos, está a edição de 2016 do Paris Plages, que consiste em transformar as docas do Sena em praias, com areia, espreguiçadeiras e parques de diversão.

Para este evento, o acesso às margens foi interdito com "obstáculos físicos", e os acessos de emergência vão ser monitorizados "fisicamente" pelos agentes de segurança privada da cidade de Paris.

Devido à nova forma de procedimento do atentado do 14 de julho em Nice - um ataque com camião - as barreiras e blocos de betão vão ser dispostos em certos acessos, outros vão ser barrados para os veículos, anunciou na segunda-feira a câmara de Paris.


Lusa

  • Estado de emergência em França pode chegar a meio ano
    2:27

    Atentado em Nice

    A França prepara-se para estender o estado de emergência no país. Na visita que fez a Portugal, Francois Hollande revelou que o Governo francês deverá, brevemente, solicitar ao parlamento uma extensão de três meses, e se a matéria for consensual o prolongamento pode mesmo chegar a meio ano.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17