sicnot

Perfil

Mundo

Eventos de verão anulados em França devido ao terrorismo

Alguns eventos que "não apresentam garantias de segurança satisfatórias" em Paris vão ser anulados, como os Campos Elísios sem trânsito, a 7 de agosto, o cinema ao ar livre e um torneio de basquetebol, anunciou hoje a polícia.

Depois do atentado de Nice, "os dispositivos de segurança dos diferentes eventos foram objeto de uma análise atenta", informou a polícia num comunicado, como cancelamentos ou segurança reforçada, dependendo dos eventos.

A proibição da circulação automóvel um dia por mês nos Campos Elísios - uma avenida onde passam uma média de 300.000 visitantes por dia, incluindo muitos turistas - foi decidida em maio pela câmara socialista de Paris.

No próximo domingo, a célebre avenida deve ser fechada à circulação para a chegada da tradicional Volta à França em bicicleta. O evento em que apenas os peões podem passar pelos Campos Elísios deveria ocorrer de seguida, a 7 de agosto, mas foi anulado.

Entre os eventos de verão cuja segurança foi consideravelmente reforçada, depois do atentado de 14 de julho em Nice e que fez 84 mortos, está a edição de 2016 do Paris Plages, que consiste em transformar as docas do Sena em praias, com areia, espreguiçadeiras e parques de diversão.

Para este evento, o acesso às margens foi interdito com "obstáculos físicos", e os acessos de emergência vão ser monitorizados "fisicamente" pelos agentes de segurança privada da cidade de Paris.

Devido à nova forma de procedimento do atentado do 14 de julho em Nice - um ataque com camião - as barreiras e blocos de betão vão ser dispostos em certos acessos, outros vão ser barrados para os veículos, anunciou na segunda-feira a câmara de Paris.


Lusa

  • Estado de emergência em França pode chegar a meio ano
    2:27

    Atentado em Nice

    A França prepara-se para estender o estado de emergência no país. Na visita que fez a Portugal, Francois Hollande revelou que o Governo francês deverá, brevemente, solicitar ao parlamento uma extensão de três meses, e se a matéria for consensual o prolongamento pode mesmo chegar a meio ano.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.