sicnot

Perfil

Mundo

Lua e Sol causam terramotos na Califórnia

A falha de Santo António numa imagem de radar da NASA

reuters

A atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terramotos de baixa frequência na Falha de Santo André, na Califórnia. É a conclusão de um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, segundo o qual esta "dança" entre o Sol e a Lua poderá ajudar a prever grandes sismos na região.

O estudo de um grupo de geofísicos da U.S. Geological Survey sustenta que a eterna dança gravitacional entre o Sol e a Lua não causa apenas as marés e, alegadamente, oscilações do humor das pessoas - pode provocar também terramotos.

A falha de Santo André, que se estende ao longo de 1,3 mil quilómetros e delimita a parte norte-americana da placa do Pacífico, é uma formação geológica entre placas tectónicas. Acumula tensão criada pelo movimento de duas placas ao longo do tempo e às vezes liberta-o em momentos imprevisíveis - como aconteceu em 1903, provocando mais de 300 mil feridos e desalojados na costa ocidental norte-americana.

“Os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente. Quando a força gravitacional da Lua está a puxar na mesma direção em que a falha está a deslizar, a falha desliza mais rapidamente”, explica ao L.A.Times o autor principal do estudo, Nicholas van der Elst.

“O que o nosso estudo mostra é que a Falha de Santo André é muito fraca, muito mais do que esperávamos, se considerarmos que há 32 quilómetros de rocha em cima dela.”, acrescenta o investigador.

A falha de San Andreas é uma das mais estudadas no mundo, uma vez que está quase inteiramente à superfície da terra.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.