sicnot

Perfil

Mundo

Lua e Sol causam terramotos na Califórnia

A falha de Santo António numa imagem de radar da NASA

reuters

A atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terramotos de baixa frequência na Falha de Santo André, na Califórnia. É a conclusão de um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, segundo o qual esta "dança" entre o Sol e a Lua poderá ajudar a prever grandes sismos na região.

O estudo de um grupo de geofísicos da U.S. Geological Survey sustenta que a eterna dança gravitacional entre o Sol e a Lua não causa apenas as marés e, alegadamente, oscilações do humor das pessoas - pode provocar também terramotos.

A falha de Santo André, que se estende ao longo de 1,3 mil quilómetros e delimita a parte norte-americana da placa do Pacífico, é uma formação geológica entre placas tectónicas. Acumula tensão criada pelo movimento de duas placas ao longo do tempo e às vezes liberta-o em momentos imprevisíveis - como aconteceu em 1903, provocando mais de 300 mil feridos e desalojados na costa ocidental norte-americana.

“Os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente. Quando a força gravitacional da Lua está a puxar na mesma direção em que a falha está a deslizar, a falha desliza mais rapidamente”, explica ao L.A.Times o autor principal do estudo, Nicholas van der Elst.

“O que o nosso estudo mostra é que a Falha de Santo André é muito fraca, muito mais do que esperávamos, se considerarmos que há 32 quilómetros de rocha em cima dela.”, acrescenta o investigador.

A falha de San Andreas é uma das mais estudadas no mundo, uma vez que está quase inteiramente à superfície da terra.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.