sicnot

Perfil

Mundo

Lua e Sol causam terramotos na Califórnia

A falha de Santo António numa imagem de radar da NASA

reuters

A atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terramotos de baixa frequência na Falha de Santo André, na Califórnia. É a conclusão de um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, segundo o qual esta "dança" entre o Sol e a Lua poderá ajudar a prever grandes sismos na região.

O estudo de um grupo de geofísicos da U.S. Geological Survey sustenta que a eterna dança gravitacional entre o Sol e a Lua não causa apenas as marés e, alegadamente, oscilações do humor das pessoas - pode provocar também terramotos.

A falha de Santo André, que se estende ao longo de 1,3 mil quilómetros e delimita a parte norte-americana da placa do Pacífico, é uma formação geológica entre placas tectónicas. Acumula tensão criada pelo movimento de duas placas ao longo do tempo e às vezes liberta-o em momentos imprevisíveis - como aconteceu em 1903, provocando mais de 300 mil feridos e desalojados na costa ocidental norte-americana.

“Os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente. Quando a força gravitacional da Lua está a puxar na mesma direção em que a falha está a deslizar, a falha desliza mais rapidamente”, explica ao L.A.Times o autor principal do estudo, Nicholas van der Elst.

“O que o nosso estudo mostra é que a Falha de Santo André é muito fraca, muito mais do que esperávamos, se considerarmos que há 32 quilómetros de rocha em cima dela.”, acrescenta o investigador.

A falha de San Andreas é uma das mais estudadas no mundo, uma vez que está quase inteiramente à superfície da terra.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00