sicnot

Perfil

Mundo

MP sul-africano anuncia que vai recorrer da condenação de Oscar Pistorius

O Ministério Público sul-africano anunciou hoje que vai recorrer da condenação a seis anos de prisão do velocista paralímpico Oscar Pistorius pela morte da sua namorada, considerando que a pena é "escandalosamente demasiado clemente".

O Ministério Público (MP) divulgou um comunicado em que declara "ter estudado com atenção" o julgamento e ter decidido recorrer. Esta condenação é "escandalosamente demasiado clemente e, consequentemente, conduz a uma injustiça", considerou a acusação no texto, citado pela agência France Presse.

A pena é "desproporcionada em relação ao crime cometido", acrescenta o MP, na medida em que, na África do Sul, o homicídio é um crime que pode ser punido com pelo menos 15 anos de prisão.

Esta condenação "tem o poder de desacreditar a administração judicial", considera ainda o MP.

Na conclusão do julgamento de Pistorius, no passado dia 06 de julho, a juíza Thokozile Masipa considerou que "as circunstâncias atenuantes são mais fortes do que os fatores agravantes" e justificavam "não impor a pena tabelada de 15 anos pelo homicídio".

A juíza sublinhou nomeadamente a "vulnerabilidade" de Oscar Pistorius, que no momento do drama estava sobre os seus cotos, as tentativas vãs de reanimar a companheira, Reeva Steenkamp, e de em seguida pedir perdão à sua família.

Na noite de 13 para 14 ed fevereiro de 2013, o campeão paralímpico de velocidade, amputado das duas pernas, abateu em sua casa em Pretoria, a namorada, que estava fechada numa casa de banho.

Oscar Pistorius afirmou sempre estar inocente, alegando ter disparado por engano ao julgar que um assaltante se tinha introduzido em casa.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.