sicnot

Perfil

Mundo

Porque tem chovido lama em Espanha? A resposta vem de África

As chuvas de verão em algumas cidades e localidades espanholas têm trazido muita poeira, lama e muitas dores de cabeça aos condutores espanhóis. Vários carros e motas ficaram cobertos por uma camada de lama que caiu com a chuva. A causa deste fenómeno vem de África, mais precisamente do deserto do Sahara.

EFE

As últimas noites em Espanha têm dado muito que falar. O fenónemo das chuvas de lama que ocorreram em Madrid, em Andaluzia, nas Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, já deu muitas dores de cabeça a muitos condutores espanhóis, que veem os seus carros e motas cobertos de poeira, lama e sujidade que tem caído diretamente do céu através da chuva.

A resposta sobre este acontecimento invulgar está em África, mais precisamente no deserto do Sahara.

Situado no norte do continente africano, este deserto é a resposta ao dilema das "chuvas de lama" que atormenta muitos condutores espanhóis.

O fenómeno acontece devido à presença de partículas de poeira em altas camadas da atmosfera. Estas camadas de poeira chegam a Espanha através de um fluxo de vento do sul ou de sudoeste.

Mais frequente no verão - mas igualmente provável em qualquer altura do ano - a situação geralmente dura, segundo os meteorologistas espanhóis, entre 36 e 60 horas, de modo que a poeira vinda de África poderá desaparecer já esta quinta-feira.

Este tipo de fenómeno é comum em regiões próximas ao continente africano, como é o caso das Ilhas Canárias ou até mesmo da Peninsula Ibérica, quando a a intensidade do vento é sufucientemente forte para trazer as particulas de poeira, que caem depois com a chuva.