sicnot

Perfil

Mundo

Porque tem chovido lama em Espanha? A resposta vem de África

As chuvas de verão em algumas cidades e localidades espanholas têm trazido muita poeira, lama e muitas dores de cabeça aos condutores espanhóis. Vários carros e motas ficaram cobertos por uma camada de lama que caiu com a chuva. A causa deste fenómeno vem de África, mais precisamente do deserto do Sahara.

EFE

As últimas noites em Espanha têm dado muito que falar. O fenónemo das chuvas de lama que ocorreram em Madrid, em Andaluzia, nas Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, já deu muitas dores de cabeça a muitos condutores espanhóis, que veem os seus carros e motas cobertos de poeira, lama e sujidade que tem caído diretamente do céu através da chuva.

A resposta sobre este acontecimento invulgar está em África, mais precisamente no deserto do Sahara.

Situado no norte do continente africano, este deserto é a resposta ao dilema das "chuvas de lama" que atormenta muitos condutores espanhóis.

O fenómeno acontece devido à presença de partículas de poeira em altas camadas da atmosfera. Estas camadas de poeira chegam a Espanha através de um fluxo de vento do sul ou de sudoeste.

Mais frequente no verão - mas igualmente provável em qualquer altura do ano - a situação geralmente dura, segundo os meteorologistas espanhóis, entre 36 e 60 horas, de modo que a poeira vinda de África poderá desaparecer já esta quinta-feira.

Este tipo de fenómeno é comum em regiões próximas ao continente africano, como é o caso das Ilhas Canárias ou até mesmo da Peninsula Ibérica, quando a a intensidade do vento é sufucientemente forte para trazer as particulas de poeira, que caem depois com a chuva.

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.