sicnot

Perfil

Mundo

Porque tem chovido lama em Espanha? A resposta vem de África

As chuvas de verão em algumas cidades e localidades espanholas têm trazido muita poeira, lama e muitas dores de cabeça aos condutores espanhóis. Vários carros e motas ficaram cobertos por uma camada de lama que caiu com a chuva. A causa deste fenómeno vem de África, mais precisamente do deserto do Sahara.

EFE

As últimas noites em Espanha têm dado muito que falar. O fenónemo das chuvas de lama que ocorreram em Madrid, em Andaluzia, nas Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, já deu muitas dores de cabeça a muitos condutores espanhóis, que veem os seus carros e motas cobertos de poeira, lama e sujidade que tem caído diretamente do céu através da chuva.

A resposta sobre este acontecimento invulgar está em África, mais precisamente no deserto do Sahara.

Situado no norte do continente africano, este deserto é a resposta ao dilema das "chuvas de lama" que atormenta muitos condutores espanhóis.

O fenómeno acontece devido à presença de partículas de poeira em altas camadas da atmosfera. Estas camadas de poeira chegam a Espanha através de um fluxo de vento do sul ou de sudoeste.

Mais frequente no verão - mas igualmente provável em qualquer altura do ano - a situação geralmente dura, segundo os meteorologistas espanhóis, entre 36 e 60 horas, de modo que a poeira vinda de África poderá desaparecer já esta quinta-feira.

Este tipo de fenómeno é comum em regiões próximas ao continente africano, como é o caso das Ilhas Canárias ou até mesmo da Peninsula Ibérica, quando a a intensidade do vento é sufucientemente forte para trazer as particulas de poeira, que caem depois com a chuva.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.