sicnot

Perfil

Mundo

Porque tem chovido lama em Espanha? A resposta vem de África

As chuvas de verão em algumas cidades e localidades espanholas têm trazido muita poeira, lama e muitas dores de cabeça aos condutores espanhóis. Vários carros e motas ficaram cobertos por uma camada de lama que caiu com a chuva. A causa deste fenómeno vem de África, mais precisamente do deserto do Sahara.

EFE

As últimas noites em Espanha têm dado muito que falar. O fenónemo das chuvas de lama que ocorreram em Madrid, em Andaluzia, nas Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, já deu muitas dores de cabeça a muitos condutores espanhóis, que veem os seus carros e motas cobertos de poeira, lama e sujidade que tem caído diretamente do céu através da chuva.

A resposta sobre este acontecimento invulgar está em África, mais precisamente no deserto do Sahara.

Situado no norte do continente africano, este deserto é a resposta ao dilema das "chuvas de lama" que atormenta muitos condutores espanhóis.

O fenómeno acontece devido à presença de partículas de poeira em altas camadas da atmosfera. Estas camadas de poeira chegam a Espanha através de um fluxo de vento do sul ou de sudoeste.

Mais frequente no verão - mas igualmente provável em qualquer altura do ano - a situação geralmente dura, segundo os meteorologistas espanhóis, entre 36 e 60 horas, de modo que a poeira vinda de África poderá desaparecer já esta quinta-feira.

Este tipo de fenómeno é comum em regiões próximas ao continente africano, como é o caso das Ilhas Canárias ou até mesmo da Peninsula Ibérica, quando a a intensidade do vento é sufucientemente forte para trazer as particulas de poeira, que caem depois com a chuva.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.