sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha reafirma proteção de aliados da NATO após comentários de Trump

© Reuters Photographer / Reuter

A Alemanha reafirmou hoje a promessa de proteger os seus aliados na NATO após o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, ter questionado esse compromisso.

"O Governo alemão está profundamente comprometido com o Artigo Cinco do tratado da NATO. E que implica a promessa central de solidariedade no interior da Aliança", referiu aos jornalistas Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, ao ser questionado sobre as observações de Trump.

"De acordo com o Artigo Cinco, a defesa coletiva é e permanece o principal dever da NATO", acrescentou Seibert, assinalando que este compromisso voltou a ser renovado na cimeira da NATO que decorreu no início de julho em Varsóvia.

De acordo com o Artigo Cinco do tratado da NATO, os Estados signatários consideram um ataque contra um membro como um ataque contra todos e prometem uma mobilização conjunta para derrotar a ameaça.

Numa entrevista ao New York Times publicada na quinta-feira, Trump colocou algumas dúvidas sobre esta questão.

Nos seus comentários, referiu que apenas enviaria ajuda aos Estados do Báltico, no caso de serem invadidos pela Rússia, caso considerasse que tinham "cumprido todas as obrigações" em relação aos Estados Unidos.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, já tinha reafirmado a promessa de Washington em proteger todos os aliados da NATO.


Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52