sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha reafirma proteção de aliados da NATO após comentários de Trump

© Reuters Photographer / Reuter

A Alemanha reafirmou hoje a promessa de proteger os seus aliados na NATO após o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, ter questionado esse compromisso.

"O Governo alemão está profundamente comprometido com o Artigo Cinco do tratado da NATO. E que implica a promessa central de solidariedade no interior da Aliança", referiu aos jornalistas Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, ao ser questionado sobre as observações de Trump.

"De acordo com o Artigo Cinco, a defesa coletiva é e permanece o principal dever da NATO", acrescentou Seibert, assinalando que este compromisso voltou a ser renovado na cimeira da NATO que decorreu no início de julho em Varsóvia.

De acordo com o Artigo Cinco do tratado da NATO, os Estados signatários consideram um ataque contra um membro como um ataque contra todos e prometem uma mobilização conjunta para derrotar a ameaça.

Numa entrevista ao New York Times publicada na quinta-feira, Trump colocou algumas dúvidas sobre esta questão.

Nos seus comentários, referiu que apenas enviaria ajuda aos Estados do Báltico, no caso de serem invadidos pela Rússia, caso considerasse que tinham "cumprido todas as obrigações" em relação aos Estados Unidos.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, já tinha reafirmado a promessa de Washington em proteger todos os aliados da NATO.


Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.