sicnot

Perfil

Mundo

Dez pessoas detidas nos subúrbios de Paris após confrontos com a polícia

Arquivo

© Eric Gaillard / Reuters

Dez pessoas foram detidas na noite de sexta-feira nos subúrbios do norte de Paris, agitado pela violência desde a morte de um jovem após a sua prisão, segundo as autoridades locais.

Esta é a quarta noite consecutiva de confrontos. As forças de segurança têm sido particularmente visadas por bombas artesanais, informou um fotógrafo da AFP que estava no local.

Quatro polícias foram "feridos ligeiramente", indicou o fotógrafo, que também relatou um incêndio numa empresa de paletes, bem como dez veículos e caixotes de lixo queimados.

Os confrontos ficaram concentrados nas comunas de Beaumont-sur-Oise - de onde era originário Adama Traoré, o jovem que morreu na terça-feira -, de Persan e Bruyères-sur-Oise.

A polícia reforçou o dispositivo de segurança durante a noite, havendo 150 polícias na região.

Na sexta-feira à tarde, uma marcha em memória de Adama Traoré foi realizada com cerca de 1.500 pessoas, sem incidentes, em Beaumont-sur-Oise.

Adama Traoré, de 24 anos, morreu na terça-feira após a sua prisão por polícias (gendarmes). A autópsia no corpo do jovem rejeitou a responsabilidade das forças de segurança na sua morte.

Na quinta-feira, as autoridades judiciais indicaram que Adama Traoré sofreu uma "infeção muito grave", "envolvendo vários órgãos", de acordo com uma fonte próxima da investigação.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.