sicnot

Perfil

Mundo

Avião solar inicia última etapa para concluir volta ao mundo

Solar Impulse 2.

© Handout . / Reuters

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, descolou hoje do Cairo rumo a Abu Dhabi, naquela que é a última etapa para concluir a volta ao mundo que iniciou em março de 2015.

O Solar Impulse II saiu do aeroporto do Cairo à 01:00 local (meia-noite em Lisboa), como estava previsto, e o voo até aos Emirados Árabes Unidos durará 48 horas.

Quando aterrar em Abu Dhabi, o Solar Impulse II terá percorrido mais de 40 mil quilómetros e sobrevoado o mar da Arábia, a Índia, a Birmânia, a China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos da América, o sul da Europa e o norte de África.

O projeto Solar Impulse II - liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg - pretende consciencializar e convencer os diferentes líderes políticos da necessidade de optar por soluções tecnológicas que preservam o ambiente.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras