sicnot

Perfil

Mundo

Air France prevê cancelar 20% dos voos na quinta-feira devido a greve

Reuters

© Christian Hartmann / Reuters

A companhia Air France anunciou hoje que na quinta-feira deverá cancelar cerca de 20% dos voos previstos, no segundo de sete dias de uma greve convocada por sindicatos do pessoal de cabine, em pleno verão.

Em comunicado, a Air France, que hoje cancelou 13% dos voos, indicou que 36% do pessoal de cabine estará em greve na quinta-feira.

A companhia aérea disse que tem intenção de manter "mais de 90%" das ligações intercontinentais, "mais de 70%" dos voos europeus com origem ou destino no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e "mais de 80%" dos voos domésticos.

A Air France referiu ainda que pode ter de reduzir o número de passageiros em alguns aviões em que haja hospedeiras ou comissários de bordo em greve e que poderá também haver cancelamentos e atrasos de última hora.

Sobre a greve de hoje, a Air France indicou que as operações durante a manhã decorreram de acordo com o previsto.

A greve deverá prolongar-se até 2 de agosto e no centro do conflito laboral está a negociação do acordo coletivo, com o atual a expirar em outubro e a administração da empresa a querer prolongá-lo por mais 17 meses, um prazo que os sindicatos do setor consideram "insuficiente".

O grupo Air France-KLM anunciou hoje uma redução dos prejuízos no primeiro semestre para 114 milhões de euros, depois dos 638 milhões registados no mesmo período do ano passado.


Lusa

  • Benfica não participa na final da Taça de Portugal de hóquei em patins

    Desporto

    O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na "final four" da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios. As "águias" deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.

  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13

    SIC 25 Anos

    No interior do país, a Guarda acusa todas as debilidades de um concelho envelhecido e desertificado. Faltam médicos especialistas e ofertas de emprego que, de ano para ano empobrecem o índice de atratividade da região e aumentam o despovoamento. Mas quem melhor do que as famílias para fazer o retrato da terra onde vivem e trabalham? Uma delas aceitou a proposta da SIC para fazer o roteiro do melhor e do pior da terra que escolheu para educar os filhos.

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58