sicnot

Perfil

Mundo

Bases militares norte-americanas ameaçadas pela subida do nível do mar

Grande parte das bases militares norte-americanas está localizada ao longo da costa Atlântica e do Golfo do México e nos próximos anos irá estar em maior perigo devido à subida do nível do mar resultante das alterações climáticas.

"Estamos no início de mudanças que irão ocorrer e afetar as instalações militares, algumas das quais já são inundadas durante marés muito altas", observou Erika Spanger-Siegfried, uma cientista da ONG "União dos Cientistas Preocupados (UCS).

Os especialistas da ONG, cujo relatório foi divulgado hoje, estudaram 18 instalações militares para avaliar o impacto das alterações climáticas, que têm intensificado a magnitude de furacões e das inundações costeiras.

"Em 2050, a maioria destas bases verá o número de inundações subir em mais de dez vezes em comparação com o de hoje", disse Kristy Dahl, cientista da UCS e coautora do relatório Os militares dos EUA na linha da frente da subida do nível do mar.

De acordo com as previsões, metade destas instalações podem vir a experienciar 270 inundações anuais, contra as dez de atualmente, de acordo com um cenários da subida dos oceanos. Em 2070, o número de inundações anuais pode aumentar para 520.

De acordo com os cientistas, furacões de categoria 1 (ventos de 117-153 km/h), poderão produzir ondas da mesma magnitude que furacões de categoria 2 produzem hoje, devido ao aumento do nível do mar.

De acordo com estudos recentes, o pior cenário de aumento do oceano tem-se tornado cada vez mais plausível com o derretimento acelerado do gelo ártico.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51