sicnot

Perfil

Mundo

Bases militares norte-americanas ameaçadas pela subida do nível do mar

Grande parte das bases militares norte-americanas está localizada ao longo da costa Atlântica e do Golfo do México e nos próximos anos irá estar em maior perigo devido à subida do nível do mar resultante das alterações climáticas.

"Estamos no início de mudanças que irão ocorrer e afetar as instalações militares, algumas das quais já são inundadas durante marés muito altas", observou Erika Spanger-Siegfried, uma cientista da ONG "União dos Cientistas Preocupados (UCS).

Os especialistas da ONG, cujo relatório foi divulgado hoje, estudaram 18 instalações militares para avaliar o impacto das alterações climáticas, que têm intensificado a magnitude de furacões e das inundações costeiras.

"Em 2050, a maioria destas bases verá o número de inundações subir em mais de dez vezes em comparação com o de hoje", disse Kristy Dahl, cientista da UCS e coautora do relatório Os militares dos EUA na linha da frente da subida do nível do mar.

De acordo com as previsões, metade destas instalações podem vir a experienciar 270 inundações anuais, contra as dez de atualmente, de acordo com um cenários da subida dos oceanos. Em 2070, o número de inundações anuais pode aumentar para 520.

De acordo com os cientistas, furacões de categoria 1 (ventos de 117-153 km/h), poderão produzir ondas da mesma magnitude que furacões de categoria 2 produzem hoje, devido ao aumento do nível do mar.

De acordo com estudos recentes, o pior cenário de aumento do oceano tem-se tornado cada vez mais plausível com o derretimento acelerado do gelo ártico.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..