sicnot

Perfil

Mundo

Bases militares norte-americanas ameaçadas pela subida do nível do mar

Grande parte das bases militares norte-americanas está localizada ao longo da costa Atlântica e do Golfo do México e nos próximos anos irá estar em maior perigo devido à subida do nível do mar resultante das alterações climáticas.

"Estamos no início de mudanças que irão ocorrer e afetar as instalações militares, algumas das quais já são inundadas durante marés muito altas", observou Erika Spanger-Siegfried, uma cientista da ONG "União dos Cientistas Preocupados (UCS).

Os especialistas da ONG, cujo relatório foi divulgado hoje, estudaram 18 instalações militares para avaliar o impacto das alterações climáticas, que têm intensificado a magnitude de furacões e das inundações costeiras.

"Em 2050, a maioria destas bases verá o número de inundações subir em mais de dez vezes em comparação com o de hoje", disse Kristy Dahl, cientista da UCS e coautora do relatório Os militares dos EUA na linha da frente da subida do nível do mar.

De acordo com as previsões, metade destas instalações podem vir a experienciar 270 inundações anuais, contra as dez de atualmente, de acordo com um cenários da subida dos oceanos. Em 2070, o número de inundações anuais pode aumentar para 520.

De acordo com os cientistas, furacões de categoria 1 (ventos de 117-153 km/h), poderão produzir ondas da mesma magnitude que furacões de categoria 2 produzem hoje, devido ao aumento do nível do mar.

De acordo com estudos recentes, o pior cenário de aumento do oceano tem-se tornado cada vez mais plausível com o derretimento acelerado do gelo ártico.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.