sicnot

Perfil

Mundo

Dois generais turcos demitem-se antes de reunião do Conselho Militar Supremo

© Umit Bektas / Reuters

Dois generais de topo do exército turco apresentaram hoje a demissão antes de uma importante reunião prevista para definir alterações nas Forças Armadas após a fracassada tentativa de golpe de Estado na Turquia, noticiou a imprensa local.

Segundo a agência noticiosa Dogan, trata-se do chefe das Forças Terrestres, Ihsan Uyar, e o comandante de Doutrina e Treino, Kamil Basoglu, ambos "Orgenerais", a maior patente entre o generalato turco.

As demissões, que ainda terão de ser confirmadas oficialmente, ocorreram antes da importante reunião do Conselho Militar Supremo (CSM), em Ancara, que irá aprovar as novas chefias nas Forças Armadas após a intentona.

A agência Dogan não adiantou as razões das demissões.

Na quarta-feira, o Governo turco anunciou a exoneração de 149 generais - quase metade da totalidade do generalato turco (358) -, por alegado envolvimento na tentativa de golpe de Estado a 15 deste mês.


Lusa

  • Polícia belga evita ataque em Antuérpia

    Mundo

    Foi hoje detido um homem que tentava conduzir a alta velocidade contra uma multidão numa zona comercial de Antuérpia, na Bélgica. O suspeito já foi identificado, é francês e tinha várias armas no carro.

    Em desenvolvimento

  • Neve corta estradas em Viseu
    2:04
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • As vantagens de comprar online
    8:03