sicnot

Perfil

Mundo

Dois generais turcos demitem-se antes de reunião do Conselho Militar Supremo

© Umit Bektas / Reuters

Dois generais de topo do exército turco apresentaram hoje a demissão antes de uma importante reunião prevista para definir alterações nas Forças Armadas após a fracassada tentativa de golpe de Estado na Turquia, noticiou a imprensa local.

Segundo a agência noticiosa Dogan, trata-se do chefe das Forças Terrestres, Ihsan Uyar, e o comandante de Doutrina e Treino, Kamil Basoglu, ambos "Orgenerais", a maior patente entre o generalato turco.

As demissões, que ainda terão de ser confirmadas oficialmente, ocorreram antes da importante reunião do Conselho Militar Supremo (CSM), em Ancara, que irá aprovar as novas chefias nas Forças Armadas após a intentona.

A agência Dogan não adiantou as razões das demissões.

Na quarta-feira, o Governo turco anunciou a exoneração de 149 generais - quase metade da totalidade do generalato turco (358) -, por alegado envolvimento na tentativa de golpe de Estado a 15 deste mês.


Lusa

  • Governo lança linha de crédito de 100 M€ para empresas situadas no interior

    País

    As políticas de valorização do interior, tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, abriram o debate quinzenal na Assembleia da República. O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai lançar uma linha de crédito de 100 milhões de euros destinada exclusivamente a pequenas e microempresas empresas situadas no interior, a par da reprogramação do Portugal 20/20.

    Direto

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.