sicnot

Perfil

Mundo

Dois generais turcos demitem-se antes de reunião do Conselho Militar Supremo

© Umit Bektas / Reuters

Dois generais de topo do exército turco apresentaram hoje a demissão antes de uma importante reunião prevista para definir alterações nas Forças Armadas após a fracassada tentativa de golpe de Estado na Turquia, noticiou a imprensa local.

Segundo a agência noticiosa Dogan, trata-se do chefe das Forças Terrestres, Ihsan Uyar, e o comandante de Doutrina e Treino, Kamil Basoglu, ambos "Orgenerais", a maior patente entre o generalato turco.

As demissões, que ainda terão de ser confirmadas oficialmente, ocorreram antes da importante reunião do Conselho Militar Supremo (CSM), em Ancara, que irá aprovar as novas chefias nas Forças Armadas após a intentona.

A agência Dogan não adiantou as razões das demissões.

Na quarta-feira, o Governo turco anunciou a exoneração de 149 generais - quase metade da totalidade do generalato turco (358) -, por alegado envolvimento na tentativa de golpe de Estado a 15 deste mês.


Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.