sicnot

Perfil

Mundo

Fundo Mundial para a Natureza pede fecho das fazendas de tigres na Ásia

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apelou aos países asiáticos que encerrem as fazendas de criação de tigres para combater o mercado negro de produtos de origem animal.

A organização não-governamental internacional disse que ainda há 200 fazendas de criação de tigres na Ásia, único continente onde a existência destas fazendas é certa, a maioria localizadas na China, Laos, Vietname e Tailândia.

A população de felinos que são criados em fazendas chega aos 8 mil tigres, mais do que 3.900 estimados a viver na natureza, disse o WWF, numa antecipação ao dia Internacional do Tigre, a 29 de julho.

O WWF adverte que muitas fazendas estão implicadas no mercado ilegal, que dá enormes lucros aos traficantes.

O "templo dos Tigres", fazenda de criação tailandesa, foi encerrado no passado mês de maio, depois de as autoridades descobrirem dezenas de crias congeladas numa arca.

O encerramento deste tipo de estabelecimentos é crucial, defende o WWF, pois a sua existência "mina os esforços dos países para proteger felinos a viver na natureza selvagem e cria procura de produtos feitos com partes dos corpos de tigres".

A organização frisou a diferença entre as fazendas e os jardins zoológicos que se empenham em dar as condições naturais necessárias para que os tigres habitem zonas controladas.

No entanto, o grupo ambiental defende que o encerramento imediato de todas as fazendas e a libertação de animais cativos seria desastrosa, sendo que os animais vêm muito habituados à presença humana e não podem ser postos à solta.

Assim, o WWF defende que é preciso definir um plano de realojamento dos animais antes de fechar as fazendas.

Numa conferência na cidade russa de São Petersburgo em 2010, 13 países asiáticos concordaram duplicar o número de tigres livres na natureza em todo o continente até 2022, que será o ano chinês do Tigre.

Lusa

  • Desde abril já nasceram 28 tigres siberianos na China

    Mundo

    Desde abril, nasceram 28 tigres siberianos num parque do nordeste da China. As duas crias mais recentes têm apenas quatro dias e os tratadores estão sempre por perto. São alimentadas a cada quatro horas e medem a temperatura de seis em seis horas. Os cuidados com a mãe também são muitos e a alimentação foi reforçada na fase de amamentação.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC