sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy anuncia que vai tentar formar Governo

​O chefe do Executivo espanhol em funções e líder do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, anunciou, após um encontro com o rei Felipe VI, que vai submeter-se à investidura e tentar formar governo.

Numa conferência de imprensa no Palácio de La Moncloa em Madrid, sede da presidência do Governo espanhol, Mariano Rajoy anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa".

Rajoy explicou que vai dirigir-se "de forma preferencial" às forças "constitucionalistas", com as quais acredita "ser razoável encontrar acordos".

Também assegurou que vai "redobrar os esforços" da negociação.

Nesse sentido, o líder do PP indicou que vai iniciar na sexta-feira as negociações com as outras forças políticas, comprometendo-se a informar num "prazo razoável de tempo" sobre o resultado das conversações, sem avançar uma data concreta.

Rajoy reiterou o objetivo principal de evitar a realização de novas eleições em Espanha, as terceiras, e apelou ao respeito da vontade expressa pelos eleitores espanhóis nas urnas.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.