sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy anuncia que vai tentar formar Governo

​O chefe do Executivo espanhol em funções e líder do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, anunciou, após um encontro com o rei Felipe VI, que vai submeter-se à investidura e tentar formar governo.

Numa conferência de imprensa no Palácio de La Moncloa em Madrid, sede da presidência do Governo espanhol, Mariano Rajoy anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa".

Rajoy explicou que vai dirigir-se "de forma preferencial" às forças "constitucionalistas", com as quais acredita "ser razoável encontrar acordos".

Também assegurou que vai "redobrar os esforços" da negociação.

Nesse sentido, o líder do PP indicou que vai iniciar na sexta-feira as negociações com as outras forças políticas, comprometendo-se a informar num "prazo razoável de tempo" sobre o resultado das conversações, sem avançar uma data concreta.

Rajoy reiterou o objetivo principal de evitar a realização de novas eleições em Espanha, as terceiras, e apelou ao respeito da vontade expressa pelos eleitores espanhóis nas urnas.

Lusa

  • Médicos e ministro da Saúde voltam hoje às negociações

    País

    O Ministério da Saúde deverá apresentar uma proposta que poderá ser decisiva para a convocação ou não de uma nova greve. O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos tinham anunciado, no dia 11 de agosto, que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, se a nova proposta negocial não levar em conta o que reivindicam.

  • PJ de Portimão deteve italiano foragido
    0:55

    País

    A Polícia Judiciária de Portimão deteve em Lagos um homem italiano que aguardava extradição. O antigo piloto de automóveis esteve foragido durante quase um ano, depois de ter cortado a pulseira eletrónica.