sicnot

Perfil

Mundo

Air France cancela 20% dos voos previstos para sábado

© Philippe Laurenson / Reuters

A companhia aérea Air France cancelou hoje 20% dos seus voos e prevê fazer o mesmo no sábado, devido a uma greve convocada por sindicatos do pessoal de cabine.

Em comunicado, a Air France explicou que, com base nos funcionários que declararam que vão fazer greve, a percentagem de grevistas no sábado será de 42%, superior aos 37% de hoje.

A companhia disse que tenciona manter "mais de 90%" dos voos de longa distância, "mais de 70%" dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e "mais de 80%" dos voos domésticos.

Um porta-voz da Air France explicou à agência Efe que estas previsões podem ser feitas devido a uma cláusula que obriga os trabalhadores a indicarem se vão fazer greve com 48 horas de antecedência.

Um representante sindical disse à mesma agência que a situação vai piorando dado que as pessoas que substituem os que estão em greve têm três dias de descanso por cada escala.

Desde a passada segunda-feira, a companhia já enviou cerca de 550 mil mensagens para informar os passageiros do impacto da greve, que começou na quarta-feira e deve prolongar-se até 02 de agosto.

No centro do conflito laboral está a negociação do acordo de empresa, que determina as regras de trabalho, de remuneração e as promoções.


Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42
  • E depois do Brexit?
    3:42
  • Britânicos a viver no Algarve falam em desilusão
    2:32

    Brexit

    Para muitos dos britânicos que vivem no Algarve, o Brexit é a confirmação de que o resultado surpreendente do referendo não tem retorno. Certificados de residência e até a dupla nacionalidade são questões que a partir de agora passam a estar em cima da mesa.