sicnot

Perfil

Mundo

Air France cancela 20% dos voos previstos para sábado

© Philippe Laurenson / Reuters

A companhia aérea Air France cancelou hoje 20% dos seus voos e prevê fazer o mesmo no sábado, devido a uma greve convocada por sindicatos do pessoal de cabine.

Em comunicado, a Air France explicou que, com base nos funcionários que declararam que vão fazer greve, a percentagem de grevistas no sábado será de 42%, superior aos 37% de hoje.

A companhia disse que tenciona manter "mais de 90%" dos voos de longa distância, "mais de 70%" dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e "mais de 80%" dos voos domésticos.

Um porta-voz da Air France explicou à agência Efe que estas previsões podem ser feitas devido a uma cláusula que obriga os trabalhadores a indicarem se vão fazer greve com 48 horas de antecedência.

Um representante sindical disse à mesma agência que a situação vai piorando dado que as pessoas que substituem os que estão em greve têm três dias de descanso por cada escala.

Desde a passada segunda-feira, a companhia já enviou cerca de 550 mil mensagens para informar os passageiros do impacto da greve, que começou na quarta-feira e deve prolongar-se até 02 de agosto.

No centro do conflito laboral está a negociação do acordo de empresa, que determina as regras de trabalho, de remuneração e as promoções.


Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.