sicnot

Perfil

Mundo

Tribunais de Istambul ordenam libertação de 758 soldados

A justiça turca ordenou a libertação de 758 soldados e 62 cadetes que estavam detidos há vários dias pela sua alegada participação no fracassado golpe de Estado de 15 de julho, informou o diário Habertürk.

Os militares libertados tinham sido detidos em Istambul pela sua participação no levantamento militar. No total, foram presos 989 militares pela sua intervenção numa das pontes sobre o Bósforo em Istambul, que os golpistas bloquearam durante a noite e onde ocorreram tiroteios contra civis desarmados, com numerosas vítimas mortais.

Após recolher os depoimentos dos soldados e na sequência de uma sugestão da Procuradoria, um tribunal de Istambul decretou a libertação incondicional de 759 dos 989 acusados, ao considerar que não dispararam contra a multidão, assinalou o diário Sözcü.

Outro tribunal decidiu a libertação de 62 cadetes de uma academia militar, julgados pelos mesmos factos.

Permanecem em prisão preventiva 1.531 militares por tiroteios contra civis em três zonas de Istambul, incluindo 231 soldados e 16 generais e almirantes.

No total, 10.000 pessoas permanecem em prisão preventiva na Turquia acusadas de envolvimento no golpe militar, onde se incluem 5.000 militares, entre eles 151 generais ou almirantes, 3.000 oficiais de diversas patentes, cerca de 1.000 soldados e 700 cadetes.

Estão ainda detidos preventivamente 1.348 juízes, 737 fiscais e quase 1.000 polícias. A estes números acrescentam-se ainda vários milhares de pessoas em detenção mas que ainda não foram levadas aos tribunais.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.