sicnot

Perfil

Mundo

Tribunais de Istambul ordenam libertação de 758 soldados

A justiça turca ordenou a libertação de 758 soldados e 62 cadetes que estavam detidos há vários dias pela sua alegada participação no fracassado golpe de Estado de 15 de julho, informou o diário Habertürk.

Os militares libertados tinham sido detidos em Istambul pela sua participação no levantamento militar. No total, foram presos 989 militares pela sua intervenção numa das pontes sobre o Bósforo em Istambul, que os golpistas bloquearam durante a noite e onde ocorreram tiroteios contra civis desarmados, com numerosas vítimas mortais.

Após recolher os depoimentos dos soldados e na sequência de uma sugestão da Procuradoria, um tribunal de Istambul decretou a libertação incondicional de 759 dos 989 acusados, ao considerar que não dispararam contra a multidão, assinalou o diário Sözcü.

Outro tribunal decidiu a libertação de 62 cadetes de uma academia militar, julgados pelos mesmos factos.

Permanecem em prisão preventiva 1.531 militares por tiroteios contra civis em três zonas de Istambul, incluindo 231 soldados e 16 generais e almirantes.

No total, 10.000 pessoas permanecem em prisão preventiva na Turquia acusadas de envolvimento no golpe militar, onde se incluem 5.000 militares, entre eles 151 generais ou almirantes, 3.000 oficiais de diversas patentes, cerca de 1.000 soldados e 700 cadetes.

Estão ainda detidos preventivamente 1.348 juízes, 737 fiscais e quase 1.000 polícias. A estes números acrescentam-se ainda vários milhares de pessoas em detenção mas que ainda não foram levadas aos tribunais.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.