sicnot

Perfil

Mundo

Companhia privada autorizada a fazer voos para a Lua

A Lua fotografada pelo astronauta canadiano Chris Hadfield.

© NASA NASA / Reuters

Uma companhia privada norte-americana obteve hoje permissão para enviar um robô para a Lua. É a primeira vez que uma missão espacial privada é autorizada a a voar além da órbita da Terra.

A missão da empresa Moon Express, com lançamento previsto para o próximo ano, pretende transportar para a Lua equipamento para realizar experiências. Mas tem outros objetivos, como por exemplo, levar cinzas de pessoas que queiram o solo lunar como última morada.

A Moon Express é uma das 16 companhias que concorrem ao prémio Google Lunar X, que oferece 18 milhões de euros para a primeira equipa privada que conseguir enviar para a superfície lunar um veículo capaz de se deslocar, pelo menos, 500 metros e difundir para a Terra imagens de alta definição

A Moon Express pretende ainda perfurar a Lua à procura de metais raros e trazê-los para a Terra.

Ilustração do veículo espacial MX-1

Ilustração do veículo espacial MX-1

Moon Express

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24