sicnot

Perfil

Mundo

Companhia privada autorizada a fazer voos para a Lua

A Lua fotografada pelo astronauta canadiano Chris Hadfield.

© NASA NASA / Reuters

Uma companhia privada norte-americana obteve hoje permissão para enviar um robô para a Lua. É a primeira vez que uma missão espacial privada é autorizada a a voar além da órbita da Terra.

A missão da empresa Moon Express, com lançamento previsto para o próximo ano, pretende transportar para a Lua equipamento para realizar experiências. Mas tem outros objetivos, como por exemplo, levar cinzas de pessoas que queiram o solo lunar como última morada.

A Moon Express é uma das 16 companhias que concorrem ao prémio Google Lunar X, que oferece 18 milhões de euros para a primeira equipa privada que conseguir enviar para a superfície lunar um veículo capaz de se deslocar, pelo menos, 500 metros e difundir para a Terra imagens de alta definição

A Moon Express pretende ainda perfurar a Lua à procura de metais raros e trazê-los para a Terra.

Ilustração do veículo espacial MX-1

Ilustração do veículo espacial MX-1

Moon Express

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43