sicnot

Perfil

Mundo

Dois ex-espiões jugoslavos condenados a prisão perpétua na Alemanha

O último chefe dos serviços de informações jugoslavos e o seu antigo adjunto foram hoje condenados por um tribunal alemão a prisão perpétua pela morte de um dissidente croata na então República Federal da Alemanha, em 1983.

O tribunal de Munique reconheceu Zdrakvo Mustac, de 74 anos, culpado de ter solicitado ao seu adjunto Josip Perkovic, de 71, para "planificar a preparar" a morte de Stjepan Djurekovic, um opositor ao regime socialista jugoslavo.

A vítima foi crivada de balas e agredida com um cutelo por três assaltantes não identificados numa garagem onde estava instalada uma oficina de impressão em Wolfratshausen (sul), perto de Munique.

Segundo a acusação, o objetivo do crime foi reduzir Stjepan Djurekovic ao silêncio, que dispunha de informações comprometedoras sobre o filho de um destacado responsável político jugoslavo.

Os dois acusados foram entregues à justiça alemã em 2014, na sequência de um mandado de captura europeu que a Croácia, membro da União Europeia (UE) desde julho de 2013, foi forçada a respeitar.

O Governo croata opunha-se ao julgamento dos dois homens na Alemanha e pouco antes da sua adesão à UE fez votar uma lei que proibia a extradição dos seus cidadãos por ocorrências registadas antes de agosto de 2002.

O caso degradou na ocasião as relações entre Zagreb e Berlim, mas sob pressão dos parceiros europeus a Croácia foi forçada a alterar a lei, abrindo caminho à extradição dos dois acusados.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.