sicnot

Perfil

Mundo

EUA impõem sanções a alegado terrorista dos atentados de Bruxelas e Paris

Os Estados Unidos impôs sanções financeiras a um alegado terrorista com ligações aos atentados ao aeroporto de Bruxelas em março e aos ataques de 2015 em Paris, e bloqueou os ativos de um grupo talibã acusado de violências.

O Departamento de Estado informou em comunicado sobre as sanções contra Mohamed Abrini e contra a cisão talibã Jaamat-ul-Ahrar (JuA), a quem se atribui o assassinato de pelo menos 73 pessoas na cidade paquistanesa de Lahore em março.

A medida implica o bloqueio dos ativos que podem possuir sob jurisdição norte-americana e a proibição dos cidadãos deste país em efetuarem transações com os visados.

Abrini é um suposto membro do comando terrorista que promoveu o atentado no aeroporto de Bruxelas em março, com um balanço de 31 mortos, e ainda dos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, que provocaram 130 mortos.

Conhecido como o "homem do chapéu" por usar esse acessório quando foi detetado pelas câmaras de segurança no dia dos atentados no aeroporto de Bruxelas, Abrini está detido pelas autoridades belgas.

O Jaamat-ul-Ahrar (JuA) é uma cisão do Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), o principal grupo talibã paquistanês, e atua na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão desde a sua formação em 2014, promovendo "múltiplos ataques na região, atacando civis, minorias religiosas, militares e forças de segurança", segundo o Departamento de Estado.

Lusa

  • Célula responsável pelos atentados de Bruxelas preparava novo atentado em Paris
    1:19

    Atentados em Bruxelas

    Na Bélgica após as detenções de dois suspeitos de terrorismo, as autoridades confirmam que a célula responsável pelo atentado de Março em Bruxelas estava a preparar um novo atentado em Paris. Autoridades dizem que detenções de principais membros de célula terrorista terão precipitado ataques na Bélgica. A Bélgica mantém o segundo nível mais elevado de alerta terrorista devido a eventuais retaliações.

  • Suspeitos dos atentados de Bruxelas tinha planeado atacar novamente Paris
    1:46

    Mundo

    A célula terrorista responsável pelos atentados em Bruxelas tinha planeado atacar novamente Paris mas foi surpreendida pela rapidez na investigação policial e pelas detenções de alguns dos principais membros o que terá precipitado os ataques na Bélgica. Com a detenção do homem do chapéu e a acusação de outras três pessoas ontem estão detidos ou mortos os principais suspeitos desta onda terrorista.

  • Procurador belga confirma detenção de suspeito de ataques em Paris
    1:54

    Mundo

    O procurador de Bruxelas confirmou que um dos detidos na operação antiterrorista de ontem é Mohamed Abrini, suspeito dos ataques de Paris e que é provavelmente o famoso homem do chapéu dos atentados de Bruxelas.O momento da detenção de Mohamed Abrini foi filmado e testemunhado por moradores da rua onde decorreu a operação. Quem presenciou o momento em que o terrorista foi apanhado diz que este andava calmamente no passeio quando a polícia se atravessou no caminho.

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.