sicnot

Perfil

Mundo

Mayor de Londres apela à calma enquanto se investiga ataque com faca

© POOL New / Reuters

O mayor de Londres, Sadiq Khan, instou hoje os londrinos a "manter a calma e permanecer alerta", enquanto decorre a investigação do ataque com faca de quarta-feira à noite, que fez um morto e cinco feridos.

O autarca trabalhista exprimiu a sua solidariedade "com as vítimas do incidente em Russell Square e os seus entes queridos", e sublinhou que a segurança dos londrinos é a sua "prioridade número um".

"Falei com o comissário e o subcomissário, que me asseguram que os nossos agentes da polícia estão a trabalhar muito arduamente para estabelecer exatamente o que se passou e para manter-nos seguros", declarou.

Recordou que um homem foi detido no local do ataque e adiantou que a polícia já falou com o suspeito e está a tentar esclarecer "todos os factos e motivações do ataque.

"Insto todos os londrinos a manter a calma e permanecer alerta. Por favor, denunciem qualquer facto suspeito. Todos temos um papel importante a desempenhar como olhos e ouvidos da Polícia e dos serviços de segurança, para ajudar a proteger a cidade de Londres", acrescentou.

Uma mulher morreu e pelo menos outras cinco pessoas ficaram feridas num ataque com faca no centro de Londres cerca das 22:30 de quarta-feira.

Segundo a Press Association, um homem foi detido depois de a polícia ter disparado contra ele com uma pistola elétrica na sequência do incidente, ocorrido em Russel Square.

Embora não descarte a possibilidade de o ataque estar relacionado com terrorismo, o comissário adjunto de operações especiais da polícia metropolitana, Mark Rowley, informou de madrugada que a "saúde mental" do atacante é a "principal linha de investigação" das autoridades.

Rowley acrescentou que a investigação está a cargo da unidade de homicídios e recebe apoio da equipa antiterrorista.

O caso surge depois de, na quarta-feira, o comissário da polícia, Bernard Hogan-Howe, e Khan anunciarem que mais agentes da polícia armados, até um total de 2.800, vigiariam agora as ruas de Londres, na sequência dos atentados terroristas ocorridos em outras cidades europeias.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.