sicnot

Perfil

Mundo

Os 20 melhores sítios para procurar vida extraterrestre

Ilustração de vários exoplanetas descobertos pela missão Kepler.

NASA/Reuters

Segundo os astrónomos, há 20 bons candidatos a serem uma "segunda Terra". Se queremos encontrar vida fora do nosso sistema solar, estas são as melhores hipóteses (tanto quanto se sabe até agora).

Numa lista de mais de 4 mil exoplanetas descobertos pela missão Kepler da NASA, há 20 que podem albergar vida, acredita uma equipa de cientistas norte-americana.

"Este é o catálogo completo de todas as descobertas feitas pela missão Kepler de exoplanetas a orbitar em redor da sua estrela numa zona onde pode haver vida", explica Stephen Kane da Universidade de San Francisco, cuja investigação é publicada no Astrophysical Journal. "Isto significa que podemos concentrar-nos nestes planetas e realizar estudos para saber mais sobre eles, inclusive se são habitáveis".

Na última contagem, o telescópio espacial Kepler detetou 4706 candidatos a exoplanetas, 2327 dos quais estão já confirmados. Entre estes últimos, a equipa de São Francisco identificou 216 localizados em "zonas habitáveis" em relação à sua estrela, ou seja onde há condições para que exista água em estado líquido. A lista ficou reduzida a 20 quando se determinou quais estava na posição perfeita em relação à sua estrela, tal como a Terra está em relação ao Sol.

Assim, numa missão além do nosso sistema solar em busca de um gémeo da Terra e de vida extraterrestre, seria bom começar pelo Kepler 186-f, sugerem estes cientistas.

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29