sicnot

Perfil

Mundo

Os 20 melhores sítios para procurar vida extraterrestre

Ilustração de vários exoplanetas descobertos pela missão Kepler.

NASA/Reuters

Segundo os astrónomos, há 20 bons candidatos a serem uma "segunda Terra". Se queremos encontrar vida fora do nosso sistema solar, estas são as melhores hipóteses (tanto quanto se sabe até agora).

Numa lista de mais de 4 mil exoplanetas descobertos pela missão Kepler da NASA, há 20 que podem albergar vida, acredita uma equipa de cientistas norte-americana.

"Este é o catálogo completo de todas as descobertas feitas pela missão Kepler de exoplanetas a orbitar em redor da sua estrela numa zona onde pode haver vida", explica Stephen Kane da Universidade de San Francisco, cuja investigação é publicada no Astrophysical Journal. "Isto significa que podemos concentrar-nos nestes planetas e realizar estudos para saber mais sobre eles, inclusive se são habitáveis".

Na última contagem, o telescópio espacial Kepler detetou 4706 candidatos a exoplanetas, 2327 dos quais estão já confirmados. Entre estes últimos, a equipa de São Francisco identificou 216 localizados em "zonas habitáveis" em relação à sua estrela, ou seja onde há condições para que exista água em estado líquido. A lista ficou reduzida a 20 quando se determinou quais estava na posição perfeita em relação à sua estrela, tal como a Terra está em relação ao Sol.

Assim, numa missão além do nosso sistema solar em busca de um gémeo da Terra e de vida extraterrestre, seria bom começar pelo Kepler 186-f, sugerem estes cientistas.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07