sicnot

Perfil

Mundo

Pedidos de asilo de venezuelanos aos Estados Unidos quase que triplicaram

Os pedidos de asilo político de venezuelanos aos Estados Unidos quase que triplicaram nos últimos meses, segundo números dos Serviços de Imigração divulgados pelo centro de investigação Pew.

Segundo o estudo, 10.221 venezuelanos pediram asilo nos Estados Unidos entre outubro de 2015 e junho deste ano em relação aos 3.810 que o fizeram durante o período homólogo.

Para se conseguir asilo político nos Estados Unidos, os estrangeiros devem mostrar que a sua vida corre perigo ou que são vítimas de perseguição devido à sua raça, sexo ou ideologia política.

Segundo o Pew, os venezuelanos são os estrangeiros com maior número de pedidos de asilo nos Estados Unidos, depois dos chineses, com 11.826 pedidos, e os mexicanos, com 10.749.

Nos Estados Unidos vivem cerca de 225 mil pessoas nascidas na Venezuela, que vive atualmente uma grave crise política e económica.

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.