sicnot

Perfil

Mundo

Pedidos de asilo de venezuelanos aos Estados Unidos quase que triplicaram

Os pedidos de asilo político de venezuelanos aos Estados Unidos quase que triplicaram nos últimos meses, segundo números dos Serviços de Imigração divulgados pelo centro de investigação Pew.

Segundo o estudo, 10.221 venezuelanos pediram asilo nos Estados Unidos entre outubro de 2015 e junho deste ano em relação aos 3.810 que o fizeram durante o período homólogo.

Para se conseguir asilo político nos Estados Unidos, os estrangeiros devem mostrar que a sua vida corre perigo ou que são vítimas de perseguição devido à sua raça, sexo ou ideologia política.

Segundo o Pew, os venezuelanos são os estrangeiros com maior número de pedidos de asilo nos Estados Unidos, depois dos chineses, com 11.826 pedidos, e os mexicanos, com 10.749.

Nos Estados Unidos vivem cerca de 225 mil pessoas nascidas na Venezuela, que vive atualmente uma grave crise política e económica.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14