sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 12 mortos em tiroteio na Índia

O tiroteio ocorreu às 11:00 locais, num mercado do distrito de Kokrajhar, no Estado de Assam.

© Amit Dave / Reuters

Pelo menos 12 pessoas foram hoje mortas a tiro num mercado no nordeste da Índia, anunciou a polícia indiana. Um dos atacantes foi morto pelas forças de segurança depois do ataque, informou Sahay, acrescentando que os atacantes também usaram uma granada, que deu origem a um incêndio num edifício do mercado, cheio de consumidores.

"Extremistas atacaram pessoas desarmadas num mercado. Pelo menos 12 foram mortas", disse Mukesh Sahay, diretor-geral da polícia do Estado de Assam, onde se deu o ataque.

O tiroteio ocorreu às 11:00 (06:30 em Lisboa), num mercado do distrito de Kokrajhar, no Estado de Assam.

As autoridades regionais afirmaram que reforços policiais e paramilitares foram enviados para Balajan, a cerca de 220 quilómetros a oeste de Guwahati, principal cidade de Assam.

O ataque, que causou também vários feridos, não foi reivindicado, mas a região, perto da fronteira com o Butão, e onde vive a etnia 'bodo' tem sido palco de numerosos confrontos entre as autoridades indianas e grupos rebeldes separatistas.

O subcomissário da administração regional, P.K. Bhagawati, indicou que as vítimas pertencem "a diferentes comunidades" e o incidente ocorreu num contexto de tensão frequente entre as várias etnias e grupos religiosos que vivem na região.

No passado, a polícia local atribuiu vários ataques à Frente Nacional Democrática de Bodoland, que luta pela independência da região e visa habitualmente a comunidade muçulmana.

Habitante original da área, a etnia 'bodo' acusa os muçulmanos, que chegaram à zona nas últimas décadas, provenientes do vizinho Bangladesh, de ocupar terras e postos de trabalho.

Ativistas das duas comunidades protagonizaram em 2012 violentos confrontos armados que causaram pelo menos uma centena de vítimas mortais, destruíram centenas de povoados e desencadearam o êxodo de dezenas de milhares de pessoas.

Em 2014, milhares de pessoas fugiram da região após uma série de ataques coordenados pelos rebeldes, que mataram pelo menos 69 pessoas.

Com Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.