sicnot

Perfil

Mundo

Guterres cada vez mais perto de chefiar a ONU

Guterres cada vez mais perto de chefiar a ONU

António Guterres está cada vez mais perto de ser Secretário-Geral das Nações Unidas. Na segunda votação realizada esta sexta-feira 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança concederam a Guterres o chamado o voto de encorajamento. O processo só deverá estar concluído em Novembro, numa altura em que passarão 15 anos desde que deixou a política nacional.

  • "António Guterres é uma personalidade especialmente qualificada"
    3:18

    Mundo

    António Guterres voltou a ser o mais votado no Conselho de Segurança da ONU, na corrida à sucessão de Ban Ki-moon. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que o ex-primeiro-ministro "é uma personalidade especialmente qualificada" e que caso a eleição se concretize será "o culminar de uma carreira política marcada por preocupações humanistas".

  • Guterres, o mais votado pela segunda vez
    1:52

    Mundo

    António Guterres voltou a ser o mais votado no Conselho de Segurança da ONU, na corrida à sucessão de Ban Ki-moon. O ex-primeiro-ministro obteve 11 votos de encorajamento em 15 possíveis; dois votos de desencorajamento e três neutros.

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.