sicnot

Perfil

Mundo

Bélgica abre inquérito por "tentativa de homicídio terrorista" a duas agentes

Bélgica abre inquérito por "tentativa de homicídio terrorista" a duas agentes

Duas agentes da polícia belga foram atacadas com uma faca de mato numa cidade no sudoeste do país. O primeiro-ministro da Bélgica diz que os primeiros indícios apontam para ataque terrorista.

"Fomos informados pelo Ministério Público federal do início de um inquérito por tentativa de homicídio terrorista (...) tendo em conta um determinado número de elementos que surgiram de imediato", disse Michel à imprensa referindo-se ao facto de o atacante, abatido pela polícia, ter gritado "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe).

O ataque ocorreu no sábado à tarde em Charleroi, no sudeste da Bélgica, quando um homem se aproximou de uma esquadra do centro da cidade e esfaqueou as duas agentes, uma das quais sofreu ferimentos graves na cabeça e no rosto.

Um terceiro polícia disparou sobre o homem, ferindo-o no tórax e numa perna. Transportado ao hospital, acabou por morrer.

O atacante não era conhecido das autoridades.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48