sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio que lavra há 5 dias em La Palma não chegou às casas

Incêndio que lavra há 5 dias em La Palma não chegou às casas

O incêndio de grandes dimensões na ilha La Palma, nas Canárias, continua por controlar. Por precaução, 500 pessoas foram retiradas durante a noite de duas cidades, Montes de Luna e Tigalate, que acabaram por não ser atingidas pelas chamas.

O presidente do município de Mazo, José María Pestana, indicou hoje à Agência Efe que o fogo, que está ativo na ilha de La Palma desde há cinco dias e já queimou milhares de hectares de terreno, não chegou ao cordão de segurança que se estabeleceu com meios terrestres para evitar que as chamas alcancem as casas.

Desde as 07:45 da manhã que os bombeiros tentam apagar o fogo no vulcão de El Cabrito, por baixo do qual se localizam estes bairros, com cinco meios aéreos, aos quais se foram juntando durante a manhã mais seis, acrescentou o responsável municipal.

Das 500 pessoas que foram retiradas das suas habitações durante a noite, 30 encontram-se no Centro de Cultura Andares e as restantes em casas de familiares ou amigos.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".