sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas lançam alerta nas Canárias devido ao calor

​As Canárias estão em alerta amarelo devido ao calor, sendo que na Gran Canaria o nível foi elevado para laranja enquanto o estado de alerta mantém-se em nove províncias do território continental espanhol.

Além da situação no arquipélago das Canárias, nove províncias de Castilla La Mancha, Catalunha e Valência encontram-se sob alerta amarelo mas devido a chuvas e ventos fortes.

A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), citada pela agência EFE, indica que o alerta laranja afeta a ilha de Gran Canaria porque a temperatura pode atingir os 39 graus e alerta amarelo no resto do arquipélago onde a temperatura máxima vai chegar aos 34 graus.

A Catalunha apresenta este alerta devido à chuva que pode alcançar os 30 litros por metro quadrado e tempestades em Barcelona e Tarragona.

Em Girona além da chuva prevê-se ventos fortes pelo que foi imposto o alerta amarelo na região.

Na Região Autónoma de Valência a tempestade e a chuva pode vir a afetar ainda durante a manhã as zonas de Alicante, Castellón e da cidade de Valência.

Na Mancha, foi difundido o alerta amarelo devido a tempestades nas províncias de Albacete, Ciudad Real e Cuenca.

Na Galiza, onde se registaram incêndios nas últimas 24 horas, a previsão para as próximas horas é de céu nublado sobretudo na Corunha e em Lugo.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.