sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas lançam alerta nas Canárias devido ao calor

​As Canárias estão em alerta amarelo devido ao calor, sendo que na Gran Canaria o nível foi elevado para laranja enquanto o estado de alerta mantém-se em nove províncias do território continental espanhol.

Além da situação no arquipélago das Canárias, nove províncias de Castilla La Mancha, Catalunha e Valência encontram-se sob alerta amarelo mas devido a chuvas e ventos fortes.

A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), citada pela agência EFE, indica que o alerta laranja afeta a ilha de Gran Canaria porque a temperatura pode atingir os 39 graus e alerta amarelo no resto do arquipélago onde a temperatura máxima vai chegar aos 34 graus.

A Catalunha apresenta este alerta devido à chuva que pode alcançar os 30 litros por metro quadrado e tempestades em Barcelona e Tarragona.

Em Girona além da chuva prevê-se ventos fortes pelo que foi imposto o alerta amarelo na região.

Na Região Autónoma de Valência a tempestade e a chuva pode vir a afetar ainda durante a manhã as zonas de Alicante, Castellón e da cidade de Valência.

Na Mancha, foi difundido o alerta amarelo devido a tempestades nas províncias de Albacete, Ciudad Real e Cuenca.

Na Galiza, onde se registaram incêndios nas últimas 24 horas, a previsão para as próximas horas é de céu nublado sobretudo na Corunha e em Lugo.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.