sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan vai continuar purgas mesmo que tenha de despedir 200.000 funcionários

O Presidente turco prometeu esta quarta-feira continuar as purgas na administração pública para a "limpar" de simpatizantes da "confraria gülenista", suspeita de organizar o golpe de Estado falhado de 15 de julho, mesmo que tenha de despedir 200.000 funcionários.

"Fá-lo-emos pelo país, pela nação. Os que for preciso, sejam 10.000, 20.000, 50.000, 60.000, 100.000, 200.000. Faremos o que for preciso. Temos de fazer essa limpeza, seja em que instituição for", disse Recep Tayyip Erdogan.

O chefe de Estado turco emitiu estas declarações, citadas pela agência Anadolu, num discurso em que defendeu mão de ferro contra o grupo do teólogo exilado Fethullah Gülen, que o Governo descreve como "organização terrorista" com a sigla FETÖ.

"Estamos decididos a cortar a cabeça dos membros da FETÖ, tal como aos do PKK (a guerrilha curda) ou do Daesh (acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico), de forma implacável, de acordo com os princípios do Estado de direito", disse Erdogan.

"No Ocidente, alguns dizem: 'Está a despedir milhares de pessoas e isso preocupa-nos'. Mas disse-lhes por telefone: na reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental, fizeram-no a uma escala ainda maior que nós", acrescentou.

Segundo o Presidente turco, a confraria de Gülen não é só uma ameaça para a Turquia, é-o para todo o mundo e pediu aos presentes para fazerem todos os possíveis por combatê-la.

"Podem ser vossos amigos, vossos colegas. Digo-vos que também a esses é preciso denunciar. Devem informar sobre eles os nossos polícias, os nossos sistemas de segurança. Porquê? Porque esse é o dever de todo o patriota", disse Erdogan.

"Eles não vão derrubar este país: nós derrubá-los-emos a eles", asseverou.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC