sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades belgas detêm três suspeitos de terrorismo, buscas em oito residências em Bruxelas

Virginia Mayo / AP

As forças de segurança belgas detiveram na quinta-feira à noite três pessoas e efetuaram buscas em oito residências em Bruxelas, numa operação antiterrorista, informou hoje o ministério público federal da Bélgica.

O juiz, especializado em casos de terrorismo e que lidera a investigação, ordenou as buscas a seis apartamentos em Laeken, um em Evere e outro em Anderlecht.

Na operação, na qual participou a polícia judiciária de Bruxelas, não foram encontrados explosivos e foram detidas três pessoas, identificadas como Wassime A., Asma A. e Malkia B.

O juiz de instrução vai decidir, ainda hoje, se ficam sob detenção ou em liberdade.

O ministério público federal belga informou que não dará mais pormenores das buscas efetuadas para não comprometer a investigação.

A 22 de março, a Bélgica foi palco de dois atentados terroristas no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek, que causaram 32 mortos e centenas de feridos.

Nos meses seguintes aos ataques sucederam-se várias ameaças de bomba falsas e multiplicaram-se as operações policiais.

Em pelo menos duas ocasiões a polícia federal belga anunciou a detenção de vários suspeitos que alegadamente planeavam cometer novos atentados no país, incluindo durante o campeonato europeu de futebol.

A entidade de coordenação de análise de ameaça belga decidiu manter o alerta de risco de atentado terrorista no níverl três numa escala de quatro, o que implica medidas de segurança reforçadas e presença militar nas ruas.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.