sicnot

Perfil

Mundo

Putin felicita "querido amigo" Fidel Castro pelo 90º aniversário

Encontro entre Putin e Fidel Castro em Havana em julho de 2014.

© Handout . / Reuters

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje o líder revolucionário cubano Fidel Castro, que designou de "querido amigo", pelos seus 90 anos.

"Você desfruta de profundo respeito na Rússia como um estadista notável que dedicou toda a sua vida a servir o povo de Cuba", escreveu Putin num telegrama divulgado no 'site' do Kremlin.

"É difícil sobrestimar a sua contribuição pessoal para o desenvolvimento da amizade e cooperação entre os nossos países", adianta o presidente russo, fazendo votos de "boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade".

Simultaneamente amado como um herói e odiado como um ditador, Castro é uma das figuras gigantes da história moderna que desafiou os Estados Unidos para transformar a sua nação num firme aliado da União Soviética.

As ligações entre Moscovo e Havana sofreram após o colapso da URSS, tendo o corte do enorme fluxo da ajuda financeira de Moscovo constituído um significativo golpe económico para a ilha.

Vladimir Putin tem procurado reforçar os laços com Havana, tendo estado com Fidel Castro em 2014 durante uma visita a Cuba.

Lusa

  • Fidel comemora 90 anos este sábado

    Mundo

    ​Fidel Castro celebra no sábado 90 anos, mas apesar da provecta idade e de estar afastado do poder há uma década, o "pai da revolução cubana" continua a exercer influência e a marcar a identidade coletiva de Cuba.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19