sicnot

Perfil

Mundo

Putin felicita "querido amigo" Fidel Castro pelo 90º aniversário

Encontro entre Putin e Fidel Castro em Havana em julho de 2014.

© Handout . / Reuters

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje o líder revolucionário cubano Fidel Castro, que designou de "querido amigo", pelos seus 90 anos.

"Você desfruta de profundo respeito na Rússia como um estadista notável que dedicou toda a sua vida a servir o povo de Cuba", escreveu Putin num telegrama divulgado no 'site' do Kremlin.

"É difícil sobrestimar a sua contribuição pessoal para o desenvolvimento da amizade e cooperação entre os nossos países", adianta o presidente russo, fazendo votos de "boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade".

Simultaneamente amado como um herói e odiado como um ditador, Castro é uma das figuras gigantes da história moderna que desafiou os Estados Unidos para transformar a sua nação num firme aliado da União Soviética.

As ligações entre Moscovo e Havana sofreram após o colapso da URSS, tendo o corte do enorme fluxo da ajuda financeira de Moscovo constituído um significativo golpe económico para a ilha.

Vladimir Putin tem procurado reforçar os laços com Havana, tendo estado com Fidel Castro em 2014 durante uma visita a Cuba.

Lusa

  • Fidel comemora 90 anos este sábado

    Mundo

    ​Fidel Castro celebra no sábado 90 anos, mas apesar da provecta idade e de estar afastado do poder há uma década, o "pai da revolução cubana" continua a exercer influência e a marcar a identidade coletiva de Cuba.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.