sicnot

Perfil

Mundo

Incêndios destroem mais de 120 mil hectares na Califórnia

© Stephen Lam / Reuters

Há mais de 24 incêndios de grandes dimensões ativos na Califórnia desde o fim-de-semana. De norte a sul do estado, já arderam mais de 120 mil hectares. Um homem suspeito de atear um dos fogos na zona norte da Califórnia foi detido esta manhã.

Um dos focos mais graves é em Lower Lake, cidade a 100 quilómetros de São Francisco.

Há milhares de casas ameaçadas e pelo menos 175 já foram totalmente destruídas. Várias cidades foram evacuadas e em dois dos incêndios o governador declarou estado de emergência.

As autoridades prevêem que os ventos fortes e o tempo seco que vão continuar a fazer-se sentir no estado aumentem a propagação das chamas nos próximos dias.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19