sicnot

Perfil

Mundo

Julho foi o mês mais quente de sempre

© Vasily Fedosenko / Reuters

A Terra atingiu no passado mês de julho as temperaturas mais elevadas desde que há registos, segundo a NASA. A agência espacial norte-americana estima que a média de temperaturas tenha sido 0,84 graus Celsius mais elevada do que a média global verificada no mesmo mês entre 1950 e1980.

Os dados apurados pela NASA permitem concluir também que julho de 2016 ultrapassou em 0,18 graus o anterior recorde registado em julho de 2011 e julho 2015, que registaram valores praticamente semelhantes e que foram considerados até agora os dois meses mais quentes de sempre, explicou à agência Reuters Gavin Schmidt, investigador da NASA.

À semelhança de outros estudos, a agência espacial norte-americana responsabiliza a ação do Homem, nomeadamente a queima de combustíveis fósseis, como grande responsável pela subida global da temperatura na Terra.

De acordo com a NASA, antes deste recorde verificado em julho deste ano, julho de 2011, julho de 2015, julho de 2009 e agosto 2014 foram os meses com temperaturas mais elevadas.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19