sicnot

Perfil

Mundo

Julho foi o mês mais quente de sempre

© Vasily Fedosenko / Reuters

A Terra atingiu no passado mês de julho as temperaturas mais elevadas desde que há registos, segundo a NASA. A agência espacial norte-americana estima que a média de temperaturas tenha sido 0,84 graus Celsius mais elevada do que a média global verificada no mesmo mês entre 1950 e1980.

Os dados apurados pela NASA permitem concluir também que julho de 2016 ultrapassou em 0,18 graus o anterior recorde registado em julho de 2011 e julho 2015, que registaram valores praticamente semelhantes e que foram considerados até agora os dois meses mais quentes de sempre, explicou à agência Reuters Gavin Schmidt, investigador da NASA.

À semelhança de outros estudos, a agência espacial norte-americana responsabiliza a ação do Homem, nomeadamente a queima de combustíveis fósseis, como grande responsável pela subida global da temperatura na Terra.

De acordo com a NASA, antes deste recorde verificado em julho deste ano, julho de 2011, julho de 2015, julho de 2009 e agosto 2014 foram os meses com temperaturas mais elevadas.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58