sicnot

Perfil

Mundo

Onze mortos e 19 feridos em ataque a hospital no Iémen

Onze pessoas, incluindo um elemento dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram mortas e 19 ficaram feridas num ataque aéreo que atingiu um hospital em Abs, no Iémen, anunciou a organização humanitária.

"A explosão matou de imediato 9 pessoas e duas outras acabaram por morrer quando foram transferidas" para um outro hospital, indicou em comunicado a organização MSF.

Antes, os rebeldes iemenitas tinham anunciado que o bombardeamento fez seis mortos e 20 feridos, atribuindo o ataque à aviação da coligação árabe aliada do poder. O ataque ocorreu numa região controlada pelos rebeldes no norte do país.

Os Estados Unidos manifestaram hoje a sua preocupação depois de ter sido anunciado o bombardeamento do hospital onde a MSF tem uma equipa, mas sem condenarem explicitamente a coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.

"Estamos profundamente preocupados com as informações sobre um ataque a um hospital no norte do Iémen (...). Os ataques a infraestruturas humanitárias, nomeadamente hospitais, são inquietantes", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado Elizabeth Trudeau.

A porta-voz exortou "todas as partes a cessarem imediatamente as hostilidades".

Questionada sobre uma eventual responsabilidade da coligação no ocorrido, a diplomata limitou-se a dizer que os Estados Unidos permanecem em contacto com os sauditas.

Washington tem apoiado desde o início do conflito, em março de 2015, a coligação liderada por Riade, continuando a vender equipamento de defesa à Arábia Saudita.

A coligação árabe tem intensificado os ataques a posições dos rebeldes desde o fim das conversações de paz no Kuwait, no passado dia 6 de agosto.

Lusa

  • Duplo atentado no Iémen mata pelo menos 14 pessoas

    Mundo

    Subiu para 14 a previsão do número de mortos causados pelo atentado terrorista desta manhã no quartel Al Sulban, no sul do Iémen. Um veículo armadilhado explodiu nas imediações do porto de controlo, junto ao aeroporto internacional de Aden. Os atentados ainda não foram reinvidicados, embora a Al Qaeda e o Estado Islâmico operem na região.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.