sicnot

Perfil

Mundo

Onze mortos e 19 feridos em ataque a hospital no Iémen

Onze pessoas, incluindo um elemento dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram mortas e 19 ficaram feridas num ataque aéreo que atingiu um hospital em Abs, no Iémen, anunciou a organização humanitária.

"A explosão matou de imediato 9 pessoas e duas outras acabaram por morrer quando foram transferidas" para um outro hospital, indicou em comunicado a organização MSF.

Antes, os rebeldes iemenitas tinham anunciado que o bombardeamento fez seis mortos e 20 feridos, atribuindo o ataque à aviação da coligação árabe aliada do poder. O ataque ocorreu numa região controlada pelos rebeldes no norte do país.

Os Estados Unidos manifestaram hoje a sua preocupação depois de ter sido anunciado o bombardeamento do hospital onde a MSF tem uma equipa, mas sem condenarem explicitamente a coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.

"Estamos profundamente preocupados com as informações sobre um ataque a um hospital no norte do Iémen (...). Os ataques a infraestruturas humanitárias, nomeadamente hospitais, são inquietantes", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado Elizabeth Trudeau.

A porta-voz exortou "todas as partes a cessarem imediatamente as hostilidades".

Questionada sobre uma eventual responsabilidade da coligação no ocorrido, a diplomata limitou-se a dizer que os Estados Unidos permanecem em contacto com os sauditas.

Washington tem apoiado desde o início do conflito, em março de 2015, a coligação liderada por Riade, continuando a vender equipamento de defesa à Arábia Saudita.

A coligação árabe tem intensificado os ataques a posições dos rebeldes desde o fim das conversações de paz no Kuwait, no passado dia 6 de agosto.

Lusa

  • Duplo atentado no Iémen mata pelo menos 14 pessoas

    Mundo

    Subiu para 14 a previsão do número de mortos causados pelo atentado terrorista desta manhã no quartel Al Sulban, no sul do Iémen. Um veículo armadilhado explodiu nas imediações do porto de controlo, junto ao aeroporto internacional de Aden. Os atentados ainda não foram reinvidicados, embora a Al Qaeda e o Estado Islâmico operem na região.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.