sicnot

Perfil

Mundo

Grécia confirma cimeira dos países do sul da UE a 9 de setembro

O governo da Grécia confirmou esta segunda-feira a realização a 9 de setembro de uma cimeira de líderes dos países do sul da União Europeia (UE), entre eles Portugal, para debater os vários desafios que enfrenta o bloco comunitário.

Fontes do governo helénico citadas pela agência de notícias grega AMNA indicaram que todos os países convidados -- Portugal, Espanha, França, Itália, Chipre e Malta -- confirmaram a sua participação.

O convite do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aos líderes destes seis países do sul da Europa foi divulgado no início do mês de agosto. Na altura, a data de 09 de setembro foi avançada como a data mais provável para a realização do encontro.

O plano de Tsipras é abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

As mesmas fontes governamentais explicaram hoje que o encontro pretende também abordar a capacidade dos países do sul da Europa de influenciar a agenda europeia em questões como a defesa do acervo social europeu, o desenvolvimento económico e a crise de refugiados.

O governo de Atenas irá divulgar nos próximos dias uma agenda mais detalhada sobre os temas do encontro.

A reunião promovida por Atenas terá lugar alguns dias antes da cimeira da UE em Bratislava (Eslováquia), prevista para 16 de setembro, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o 'Brexit', termo como ficou conhecida a saída britânica do bloco comunitário.

Lusa

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.