sicnot

Perfil

Mundo

Grécia confirma cimeira dos países do sul da UE a 9 de setembro

O governo da Grécia confirmou esta segunda-feira a realização a 9 de setembro de uma cimeira de líderes dos países do sul da União Europeia (UE), entre eles Portugal, para debater os vários desafios que enfrenta o bloco comunitário.

Fontes do governo helénico citadas pela agência de notícias grega AMNA indicaram que todos os países convidados -- Portugal, Espanha, França, Itália, Chipre e Malta -- confirmaram a sua participação.

O convite do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aos líderes destes seis países do sul da Europa foi divulgado no início do mês de agosto. Na altura, a data de 09 de setembro foi avançada como a data mais provável para a realização do encontro.

O plano de Tsipras é abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

As mesmas fontes governamentais explicaram hoje que o encontro pretende também abordar a capacidade dos países do sul da Europa de influenciar a agenda europeia em questões como a defesa do acervo social europeu, o desenvolvimento económico e a crise de refugiados.

O governo de Atenas irá divulgar nos próximos dias uma agenda mais detalhada sobre os temas do encontro.

A reunião promovida por Atenas terá lugar alguns dias antes da cimeira da UE em Bratislava (Eslováquia), prevista para 16 de setembro, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o 'Brexit', termo como ficou conhecida a saída britânica do bloco comunitário.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16