sicnot

Perfil

Mundo

Grécia confirma cimeira dos países do sul da UE a 9 de setembro

O governo da Grécia confirmou esta segunda-feira a realização a 9 de setembro de uma cimeira de líderes dos países do sul da União Europeia (UE), entre eles Portugal, para debater os vários desafios que enfrenta o bloco comunitário.

Fontes do governo helénico citadas pela agência de notícias grega AMNA indicaram que todos os países convidados -- Portugal, Espanha, França, Itália, Chipre e Malta -- confirmaram a sua participação.

O convite do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aos líderes destes seis países do sul da Europa foi divulgado no início do mês de agosto. Na altura, a data de 09 de setembro foi avançada como a data mais provável para a realização do encontro.

O plano de Tsipras é abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

As mesmas fontes governamentais explicaram hoje que o encontro pretende também abordar a capacidade dos países do sul da Europa de influenciar a agenda europeia em questões como a defesa do acervo social europeu, o desenvolvimento económico e a crise de refugiados.

O governo de Atenas irá divulgar nos próximos dias uma agenda mais detalhada sobre os temas do encontro.

A reunião promovida por Atenas terá lugar alguns dias antes da cimeira da UE em Bratislava (Eslováquia), prevista para 16 de setembro, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o 'Brexit', termo como ficou conhecida a saída britânica do bloco comunitário.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.