sicnot

Perfil

Mundo

Grécia confirma cimeira dos países do sul da UE a 9 de setembro

O governo da Grécia confirmou esta segunda-feira a realização a 9 de setembro de uma cimeira de líderes dos países do sul da União Europeia (UE), entre eles Portugal, para debater os vários desafios que enfrenta o bloco comunitário.

Fontes do governo helénico citadas pela agência de notícias grega AMNA indicaram que todos os países convidados -- Portugal, Espanha, França, Itália, Chipre e Malta -- confirmaram a sua participação.

O convite do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aos líderes destes seis países do sul da Europa foi divulgado no início do mês de agosto. Na altura, a data de 09 de setembro foi avançada como a data mais provável para a realização do encontro.

O plano de Tsipras é abordar com os seus parceiros mediterrânicos os desafios que a UE enfrenta nos planos económico, político e institucional, e procurar uma posição conjunta face aos diversos desafios.

As mesmas fontes governamentais explicaram hoje que o encontro pretende também abordar a capacidade dos países do sul da Europa de influenciar a agenda europeia em questões como a defesa do acervo social europeu, o desenvolvimento económico e a crise de refugiados.

O governo de Atenas irá divulgar nos próximos dias uma agenda mais detalhada sobre os temas do encontro.

A reunião promovida por Atenas terá lugar alguns dias antes da cimeira da UE em Bratislava (Eslováquia), prevista para 16 de setembro, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o 'Brexit', termo como ficou conhecida a saída britânica do bloco comunitário.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.