sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido por abuso de menores em aeroporto de Londres

Um padre britânico acusado de abuso sexual de crianças foi detido no aeroporto de Luton, em Londres, no domingo, cinco anos depois de se ter posto em fuga.

Laurence Soper foi detido no domingo, vindo do Kosovo, de acordo com um comunicado da polícia.

Soper, de 72 anos, é acusado de nove crimes de abuso sexual, que terão acontecido entre 1972 e 1986.

A sua detenção põe fim a uma longa batalha legal entre o Reino Unido e o Kosovo, onde Soper foi detido em maio, através de um mandato europeu emitido pelo Reino Unido.

A polícia no Kosovo disse, na altura, que o homem era conhecido como "Padre Laurence" e apresentou o seu nome complete como Andrew Charles Kingston Soper.

No início do mês, um tribunal do Kosovo recusou, pela segunda vez, extraditar o padre católico, argumentando que o estatuto das limitações -- que limita quanto tempo pode passar entre a ação legal e o alegado crime -- já tinha sido atingido.

O padre encontrava-se em fuga desde 2011, acusado de abuso de cinco alunos durante o período em que dava aulas numa escola privada católica em Londres.

Lusa

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira