sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido por abuso de menores em aeroporto de Londres

Um padre britânico acusado de abuso sexual de crianças foi detido no aeroporto de Luton, em Londres, no domingo, cinco anos depois de se ter posto em fuga.

Laurence Soper foi detido no domingo, vindo do Kosovo, de acordo com um comunicado da polícia.

Soper, de 72 anos, é acusado de nove crimes de abuso sexual, que terão acontecido entre 1972 e 1986.

A sua detenção põe fim a uma longa batalha legal entre o Reino Unido e o Kosovo, onde Soper foi detido em maio, através de um mandato europeu emitido pelo Reino Unido.

A polícia no Kosovo disse, na altura, que o homem era conhecido como "Padre Laurence" e apresentou o seu nome complete como Andrew Charles Kingston Soper.

No início do mês, um tribunal do Kosovo recusou, pela segunda vez, extraditar o padre católico, argumentando que o estatuto das limitações -- que limita quanto tempo pode passar entre a ação legal e o alegado crime -- já tinha sido atingido.

O padre encontrava-se em fuga desde 2011, acusado de abuso de cinco alunos durante o período em que dava aulas numa escola privada católica em Londres.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.