sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido por abuso de menores em aeroporto de Londres

Um padre britânico acusado de abuso sexual de crianças foi detido no aeroporto de Luton, em Londres, no domingo, cinco anos depois de se ter posto em fuga.

Laurence Soper foi detido no domingo, vindo do Kosovo, de acordo com um comunicado da polícia.

Soper, de 72 anos, é acusado de nove crimes de abuso sexual, que terão acontecido entre 1972 e 1986.

A sua detenção põe fim a uma longa batalha legal entre o Reino Unido e o Kosovo, onde Soper foi detido em maio, através de um mandato europeu emitido pelo Reino Unido.

A polícia no Kosovo disse, na altura, que o homem era conhecido como "Padre Laurence" e apresentou o seu nome complete como Andrew Charles Kingston Soper.

No início do mês, um tribunal do Kosovo recusou, pela segunda vez, extraditar o padre católico, argumentando que o estatuto das limitações -- que limita quanto tempo pode passar entre a ação legal e o alegado crime -- já tinha sido atingido.

O padre encontrava-se em fuga desde 2011, acusado de abuso de cinco alunos durante o período em que dava aulas numa escola privada católica em Londres.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.