sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha quer cidadãos a armazenar alimentos e água

© Valentyn Ogirenko / Reuters

Pela primeira vez desde a Guerra Fria, a Alemanha poderá aconselhar a população a ter reservas de alimentos e de água em caso de guerra ou catástrofe, segundo noticiaram os media alemães e internacionais esta terça-feira.

Esta recomendação consta num plano de defesa civil que será apresentado na quarta-feira pelo ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, e analisado durante o conselho de ministros em Berlim.

Segundo o site alemão Frankfurter Allgemeine (FAZ), o documento interno do Ministério do Interior, de 69 páginas, admite que "um ataque em território alemão, exigindo uma defesa convencional da nação, é improvável".

O texto realça no entanto, de acordo com o 'site' alemão, que uma eventual grande ameaça para a segurança do país no futuro não pode ser excluída e como tal as medidas de defesa civil são necessárias.

Nesse sentido, e de acordo com o documento interno, os cidadãos são aconselhados a armazenar comida para 10 dias, bem como a ter reservas de água para cinco dias, cerca de dois litros de água diários por pessoa.

Alguns deputados dos partidos da oposição alemã afirmaram que a divulgação deste novo plano de defesa civil antes da sua apresentação e análise em conselho de ministros era alarmista.

Após a divulgação desta informação, os alemães começaram a reagir nas redes sociais, nomeadamente na rede social Twitter, com mensagens e imagens sobre uma eventual corrida desenfreada aos supermercados por parte dos consumidores.

Este novo plano de defesa civil alemão também prevê a possibilidade de reintrodução do serviço militar obrigatório em circunstâncias especiais.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Pelo menos 22 corpos retirados de hotel atacado em Cabul

    Mundo

    Pelo menos 22 corpos foram removidos do hotel de Cabul, no Afeganistão, atacado neste fim de semana pelos talibãs e alguns serão difíceis de identificar por estarem calcinados, de acordo com um novo relatório do Ministério da Saúde.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.