sicnot

Perfil

Mundo

EUA confirmam pedido formal da Turquia para a extradição de Gulen

Os Estados Unidos confirmaram esta terça-feira que receberam um pedido formal da Turquia para a extradição do clérigo turco Fethullah Gulen, que Ancara acusa de ter instigado o falhado golpe de Estado de 15 de julho.

"Confirmamos que a Turquia pediu a extradição de Gullen", disse hoje, na conferência de imprensa diária, o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

Mark Toner assegurou que o "pedido de extradição não se refere à tentativa de golpe de Estado", mas recusou detalhar quais os motivos pelos quais Ancara pediu a extradição.

O fundador do poderoso Movimento Gulen (Hizmet), com milhões de seguidores na Turquia, entrou em rutura, em 2013, com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o seu Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder desde 2002), que apoiou na fase inicial da sua ascensão.

Seguiu-se uma dramática luta pelo poder e o início da repressão ao Hizmet no país -- acusado por Erdogan de pretender construir um "Estado paralelo" -- através do encerramento de dezenas de escolas e processos judiciais contra figuras políticas e militares associadas a este movimento.

O Governo turco descreve agora o Movimento Gulen como Organização Terrorista Fethullah Gulen.

"Houve um período de avaliação e determinamos que há um pedido formal", afirmou Mark Toner.

A confirmação do pedido de extradição pelos Estados Unidos ocorre um dia antes do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, realizar uma viagem a Ancara, onde deverá reunir-se com Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo turco, que reside na Pensilvânia desde 1999, tem negado qualquer envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..