sicnot

Perfil

Mundo

EUA confirmam pedido formal da Turquia para a extradição de Gulen

Os Estados Unidos confirmaram esta terça-feira que receberam um pedido formal da Turquia para a extradição do clérigo turco Fethullah Gulen, que Ancara acusa de ter instigado o falhado golpe de Estado de 15 de julho.

"Confirmamos que a Turquia pediu a extradição de Gullen", disse hoje, na conferência de imprensa diária, o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

Mark Toner assegurou que o "pedido de extradição não se refere à tentativa de golpe de Estado", mas recusou detalhar quais os motivos pelos quais Ancara pediu a extradição.

O fundador do poderoso Movimento Gulen (Hizmet), com milhões de seguidores na Turquia, entrou em rutura, em 2013, com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o seu Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder desde 2002), que apoiou na fase inicial da sua ascensão.

Seguiu-se uma dramática luta pelo poder e o início da repressão ao Hizmet no país -- acusado por Erdogan de pretender construir um "Estado paralelo" -- através do encerramento de dezenas de escolas e processos judiciais contra figuras políticas e militares associadas a este movimento.

O Governo turco descreve agora o Movimento Gulen como Organização Terrorista Fethullah Gulen.

"Houve um período de avaliação e determinamos que há um pedido formal", afirmou Mark Toner.

A confirmação do pedido de extradição pelos Estados Unidos ocorre um dia antes do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, realizar uma viagem a Ancara, onde deverá reunir-se com Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo turco, que reside na Pensilvânia desde 1999, tem negado qualquer envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.